Author(s):
Silveira, Astrigilda Pires Rocha
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1336
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Ensino à distância; B-learning; E-learning; Inovação educativa
Description
A tónica deste trabalho de investigação centra-se no estudo da proposta
da modalidade bLearning (Blended Learning) para o desenvolvimento da
Educação a Distância na Universidade Pública de Cabo Verde (Uni-CV),
instituição que aposta na organização de um projecto-piloto que poderá vir
a constituir-se no início deste tipo de actividades, conforme previsto no
Artigo 10º -1 e 2 dos seus Estatutos.
A proposta e discussão de um projecto-piloto de bLearning para a Uni-CV
justifica-se enquanto uma das formas de operacionalizar o modelo em
rede, num país insular, com escassos recursos, como é Cabo Verde, mas
que tem a pretensão de beneficiar das inovações e dos avanços
pedagógicos e tecnológicos, e, ao mesmo tempo, fomentar a reflexão,
promover o conhecimento e contribuir para que a área da Educação a
Distância se desenvolva de forma sustentada e em sintonia com as
melhores metodologias, tecnologias e práticas a nível internacional.
Esse estudo engloba tanto os aspectos conceptuais como a respectiva
aplicação ao projecto-piloto que se pretende implementar na Uni-CV, e
desenvolve-se com base na metodologia de estudo de caso exploratório e
descritivo da aplicabilidade de modelos bLearning à realidade do Ensino
Superior em Cabo Verde, propondo soluções que, de alguma forma,
possam trazer contributos para a inovação no contexto institucional.
ABSTRACT: This research work is focused on a proposal of bLearning modality
(Blended Learning) for the development of Distance Education in the public
university of Cape Verde, that aims to set up a pilot project that may
become the beginning of distance learning, as foreseen in the Article 10th
of its Law.
The proposal and the discussion of a bLearning pilot project for the public
university is justified while one of the ways to make the model operative on
line, in an insular country with scarce resources, like Cape Verde, but with
the pretension of taking advantages from pedagogic and technological
innovations, and improvements, and, at the same time, to promote
reflection and knowledge so that the area of Distance Education may grow
in a sustained way in accordance with the best methodologies,
technologies and practices at international level.
This study includes as much conceptual features as the application itself to
the pilot project that is supposed to be developed in the public university,
through the methodology of an exploratory and descriptive case study of
applicability of bLearning models to the reality of the higher education in
Cape Verde, proposing solutions that, in some way, may bring innovations
at institutional level. Mestrado em Multimédia em Educação