Autor(es):
Santos, Humberto Elísio
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1334
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Ensino reflexivo; Portfólio; Instrumentos de avaliação; Estratégias de aprendizagem
Descrição
Portefólios digitais como recurso e estratégia para o desenvolvimento de
competências é uma investigação de natureza predominantemente qualitativa,
de tipo investigação-acção, que pretende compreender a implicação da
utilização dos portfolios digitais no desenvolvimento de competências nos
aprendentes.
O estudo decorreu numa escola de ensino secundário da cidade da Praia,
Cabo Verde, e o corpus da investigação empírica foi recolhido de uma turma
de 37 aprendentes do 9º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de
Formação Pessoal e Social (FPS).
Os resultados revelam que os portfolios digitais enquanto recurso e estratégia
favorecem o desenvolvimento de competências, mas que tal depende da
capacidade do professor para definir as estratégias adequadas, da capacidade
e atitudes dos aprendentes em aproveitar as estratégias propostas para
desenvolver suas competências, e da tecnologia utilizada como suporte aos
portefólios digitais. Na investigação, em concreto, os resultados revelam que o
desenvolvimento das competências não foi significativo dado constrangimentos
como a ausência de uma cultura do conhecimento das TIC por parte dos
aprendentes, assim como a falta de hábitos, métodos e técnicas de estudo e
de trabalho colaborativo, a falta de hábitos de reflexão e a ausência de uma
postura activa e de assumpção da aprendizagem. Mas também devido a
outros constrangimentos como o levado número de alunos por turma, o pouco
tempo dedicado à investigação, e a ferramenta digital de suporte ao Portefólio
que nos pareceu oferecer muito poucas condições para interacção e
interactividade.
Entretanto os Portefólios foram muito importantes para a motivação dos
aprendentes e para os fazer tomar consciência das suas dificuldades de
aprendizagem.
ABSTRACT: Digital Portfolios as a resource and strategy for the development of
competencies is a predominantly qualitative study, of the action-research type,
that intends to understand the implication of using digital portfolios for the
development of competencies in students.
The study took place in a secondary school in the city of Praia, the capital of
Cape Verde, and the corpus for the empirical investigation was obtained from a
group of 37 ninth grade students, in the scope of the subject of Personal and
Social Education (PSE).
The results disclose that the digital portfolios, while a resource and strategy,
favours the development of abilities, but that depends on the teacherʼs capacity
to define the correct strategies, the studentsʼ capacity and attitudes in using the
proposed strategies to develop theirs abilities, and also the digital tool used to
support the Portfolios. In our investigation, in concrete, the results disclose that
the development of the competencies was not significant enough, because of
some constraints of the students such as no knowledge of ICT, as well as the
lack of habits, methods and techniques of study and collaborative work, the
lack of habits in using reflection and the absence of an active attitude and
assumption of the learning processes. But there were also other constraints
such as the excessive number of students, the little time dedicated to the study
programme, and the portfolio tool that seems not to be good enough for
interactions and interactivity.
In the mean time, the digital portfolios played a positive role in the studentsʼ
motivation, and in making them aware of their handicaps. Mestrado em Multimédia em Educação
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves; Ramos, Fernando