Autor(es):
Reis, Susana Alexandre dos
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1331
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Supervisão de professores; Formação de professores; Ensino das ciências; Ensino básico 1º ciclo; Metodologia de ensino
Descrição
Tendo em conta que o desenvolvimento do Programa de Formação de
Professores em Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo, do Ministério
da Educação, tem como finalidade a implementação de um ensino das
ciências de índole experimental para o desenvolvimento de competências nos
professores e de uma literacia científica nos alunos capaz de os tornar
cidadãos responsáveis por questões sócio-científicas, foi analisado o impacte
deste Programa de Formação nas práticas pedagógico-didácticas de três
professores-formandos. Assim, formularam-se três questões que orientaram a
investigação: 1) Quais os materiais/recursos utilizados pelos professores do 1.º
CEB no Ensino das Ciências: a) antes do Programa de formação; b) durante o
Programa de Formação e, c) após o Programa de Formação; 2) Como é que o
professor explora didáctico-pedagógicamente esses mesmos
materiais/recursos no Ensino das Ciências: a) antes do Programa de
formação; b) durante o Programa de Formação e, c) após o Programa de
Formação; e 3) Qual(is) a(s) abordagem (ns) utilizada (s) pelo formador ao
longo do processo supervisivo, em relação à dimensão supervisiva?.
Assim, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, que
pretendeu contribuir para a compreensão da relação entre as práticas
formativas e supervisivas de um formador do referido programa, implementado
numa Escola Superior do Centro do País, e as práticas pedagógico-didácticas
dos três professores-formandos [PF]. O planeamento escolhido foi o de estudo
de caso com três professores do 1.º CEB e o respectivo Formador do
Programa de Formação. Recorreu-se a vários instrumentos e técnicas de
recolha e análise de dados. Para a caracterização das práticas pedagógicodidácticas
foi utilizado o Diário do Investigador e o Instrumento de
“Caracterização das práticas pedagógico-didácticas, relativas à dimensão dos
materiais/recursos”, construído pela autora do estudo. Além disso, foi utilizado
um questionário da comissão técnico-consultiva do Programa de Formação de
forma a obter as opiniões dos três professores do estudo sobre o Programa de
Formação.
A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que o Programa de Formação
contribuiu para que os três professores colaboradores do estudo passassem a
privilegiar o ensino experimental das ciências, utilizando para tal
materiais/recursos de laboratório ou adaptados do dia-a-dia, bem como folhas
de registo do trabalho a realizar pelos alunos. A exploração destes
materiais/recursos passou a ser realizada pelos alunos, dando-lhes mais
autonomia ao longo das actividades, apelando ao desenvolvimento de
capacidades de pensamento, como as relacionadas com o controlo de
variáveis.
Verificou-se ainda que a abordagem supervisiva utilizada pelo Formador do
Programa se baseou numa relação de ajuda e colaboração, onde a reflexão na
e sobre a acção ajudaram e incentivaram os PF na melhoria constante das
suas práticas didáctico-pedagógicas, caracterizando-se a sua abordagem
como Reflexiva e Dialógica. O presente estudo visou contribuir para o
desenvolvimento da formação de professores em ciências no que respeita à
concepção e avaliação de materiais/recursos e ao desenvolvimento de
actividades práticas e experimentais com os alunos.
Contribuiu ainda para a reflexão sobre as práticas supervisivas de um
Formador num Programa de Formação Contínua de Professores, emergindo a
importância de supervisores capazes de ajudar o professor em formação a
questionar, a reflectir e a melhorar as suas práticas didáctico-pedagógicas
ABSTRACT: Given that the development of the Ministry of Education’s Programme of
Teacher Education in Experimental Teaching of Sciences in Primary School
aims to implement the teaching of sciences in an experimental manner in order
to develop teacher competencies and scientific literacy in pupils capable of
becoming responsible citizens in socio-scientific questions, the impact this
training programme had on the classroom practices of three teachers involved
in this programme was analysed. Given this focus, three questions that guide
this research were formulated: 1) What are the educational resources used by
teachers in the teaching of sciences in primary school: a) before this teacher
training programme?; b) during the programme? and, c) after the programme?;
2) How does the teacher explore these resources in the teaching of sciences:
a) before this teacher training programme?; b) during the programme? and, c)
after the programme?; and 3) What is/are the approaches used by the
Educater along the course of the supervisory process in relation to the
dimension of supervision?
A research project of a qualitative nature was therefore devised with the
intention of contributing to an understanding of the relationship between the
teacher education and supervisory practices, which was implemented in a
college of higher education in the centre of the country, and the classroom
practices of the three teachers involved in the programme. The approach
chosen was that of the case study with three primary school teachers and the
respective educater of the in-service programme. Different instruments and
techniques of data collection and analysis were used.
For the characterisation of the classroom practices a research diary and the
instrument “Characterisation of the classroom practices related to materials and
equipment” (both constructed by the author of this study) were used. In
addition, a questionnaire from the advisory/consultancy commission of the
education programme was used as a way of obtaining the opinions about the
training programme of the three teachers involved in this study.
Given the results obtained, it can be concluded that the programme contributed
to the three teachers coming to favour the experimental teaching of sciences
with them using laboratory resources or those adapted on a daily basis, as well
as sheets detailing work to be done by pupils. The exploration of these
materials/equipment came to be carried out by the pupils, giving them more
autonomy throughout the activities and encouraging the development of their
cognitive skills, for example, such as those related to variables control.
Furthermore, it was noted that the supervisory approach used by the in-service
trainer was based on a relationship of assistance and collaboration, where
reflection in and on their practice helped and motivated the teachers taking the
programme to constantly improve their classroom practices, characterizing it´s
approach as reflexive e dialogic. The present study contributed to the
development of teacher training in sciences as far as the conception and
evaluation of resources and the development of practical and experimental
activities with pupils are concerned.
Moreover, it contributes to a reflection on the supervisory practices of a
educater of an in-service teacher-education programme, with the importance of
supervisors capable of helping the in-service teacher to question, to reflect and
to better their teaching practices an emerging factor. Mestrado em Supervisão