Author(s):
Resendes, Maria Helena Machado Mauricio
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1330
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Aprendizagem pela resolução de problemas; Aprendizagem pela acção; Aprendizagem pela descoberta; Inovação pedagógica
Description
A presente investigação foi fundamentada, planeada e implementada, com
base em estudo de casos, numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa, num
contexto real – o campo fumarólico da Lagoa das Furnas – onde é possível
observar manifestações geotérmicas que despertam a curiosidade, a
inquietação e a formulação de questões problema. Estas, por sugerirem
estratégias de ensino inovadoras e motivadoras para alunos, e por serem
pertinentes sob o ponto de vista científico, tecnológico e social, têm interesse
em serem exploradas na disciplina de físico – química.
Para responder às questões problema recorreu-se a actividades experimentais
simples, com materiais acessíveis e de baixo custo, de índole investigativo que
permitem que os alunos relacionem a teoria e prática e aprendam teoria com
prática, construindo-se simultaneamente o conhecimento conceptual e
processual. Nesse sentido, as questões problema constituíram o elo de
interligação entre a teoria e prática, permitindo estabelecer uma relação
dinâmica entre estas duas componentes nos processos educativos e nos
processos de investigação.
Compreender/estudar os problemas em contexto real, meio privilegiado de
aprendizagem, permitem aos alunos ver a aplicabilidade dos conhecimentos,
fomentam a sua curiosidade e o seu entusiasmo. No estudo de contextos reais
impõe-se a necessidade de uma abordagem sistémica, para se compreender
os fenómenos na sua multidisciplinaridade e complexidade permitindo reflectir
sobre os processos de construção da ciência e da tecnologia, e as suas interrelações
com a sociedade e o ambiente em que vivemos.
É fundamental que cada problema seja convertido numa actividade de
pesquisa, em que os estudantes se envolvam de modo a aprenderem
significativamente com ela. Neste sentido, as aprendizagens são fruto de
atitudes investigativas e construtivistas, envolvendo a construção activa e
significativa dos conhecimentos e tornando-os úteis e utilizáveis no dia-a-dia.
Assim se compreende que os conteúdos do ensino sejam colocados ao
serviço da Educação em Ciência e não meramente da Instrução, contribuindo
para o desenvolvimento pessoal, social e exercício de uma cidadania
democrática informada e crítica.
Espera-se que esta dissertação possa contribuir para a implementação de
estratégias de ensino inovadoras, que possam motivar os alunos para além
dos limites estritos do espaço escolar das disciplinas e das áreas do saber,
através de actividades exteriores à sala de aula.
ABSTRACT: This presentation was based, planned and implemented on case studies, in a
teaching by research perspective, and in a real context – the geysers area of
the Lake of Furnas – where one can see geothermic phenomena that raises
not only our curiosity but also demanding, disturbing questions on this issue.
Because these issues suggest innovating and motivating learning strategies for
the students, and due to their scientific, technological and social importance, it
is also important that they are learned in the science physics/chemistry classes.
In order to answer the problematic questions, simple experiments were carried
out, using accessible and low cost materials, as a research project that allows
the students to relate the theory with the practice and learn the theory from the
practice thus building their conceptual and processing knowledge. In this
manner, the problematic issues built the link between theory and practice,
allowing for a dynamic relationship between these two aspects, in the
educational process and in the research process.
To understand/study the problems in a real context, a privileged learning
process as it allows the students to see how to apply their knowledge, thus
increasing their curiosity and enthusiasm. A real context study demands the
need of a systematic approach in order to understand the phenomena in all its
multi-subjectivity and complexity, thus allowing for reflection on the construction
projects of science and technology and the interrelationship with society and
the surrounding environment.
It is important that each issue is converted into a research activity, and one that
the students are involved in order to significantly learn from it. In this manner,
learning results from constructive and researching attitudes, involving active
and meaningful increase of knowledge and making them useful for everyday
use.
Therefore, it can be easily understood the reason for the study contents being
surrendered to Education in Science and not only for schooling purposes thus
contributing towards the personal and social development and for a
democratic, learned and critic citizenship.
I hope that this dissertation contributes towards the implementation of
innovating teaching strategies, which can motivate the students beyond the
restricted school area, subjects and study areas, through activities developed
outside the classroom. Mestrado em Ensino de Física