Autor(es):
Gonçalves, Sara Cláudia Ribau Esteves
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1328
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Ensino básico 1º ciclo; Novas tecnologias da informação; Novas tecnologias da comunicação; Desenvolvimento de competências
Descrição
A sociedade actual necessita de indivíduos cientificamente
literados, capazes de interpretar informação científica com
relevância social, que os torne capazes de tomarem posição
acerca de assuntos de interesse público. Este processo
contribuirá para regular a acção da Ciência com implicações na
Sociedade. A escola, como meio promotor de educação, deverá
desenvolver competências nos alunos, tendo em vista dar
resposta a esse desafio. A Educação em Ciência, poderá ter um
papel importante nesse processo. Por outro lado, também as
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), dado que
motivam os alunos, facilitam a comunicação entre alunos de
escolas diferentes, permitem o acesso a inúmera informação e
ainda a simulações de fenómenos científicos, se constituem como
um meio através do qual se podem desenvolver competências
desejáveis na sociedade actual.
Neste trabalho pretendemos dar um modesto contributo para
dotar os alunos, desde tenra idade, de competências que lhes
potenciem uma futura cidadania activa. A questão da
investigação para a qual se procurou dar respostas foi a seguinte:
em que medida a exploração das TIC, em contexto de Educação
em Ciência, inseridas numa visão actual do ensino desta área,
contribui para a actualização do conceito de Ciência dos alunos?
Optou-se por uma metodologia qualitativa exploratória do tipo
estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram
o inquérito e a observação. A técnica de inquérito foi concretizada
através da aplicação de um questionário, que serviu para fazer o
levantamento do conceito de Ciência dos alunos. Esta recolha de
dados foi feita em dois momentos, um momento inicial e um final.
Entre estes dois momentos, alunos de três escolas
geograficamente dispersas, desenvolveram o projecto “Água
Virtual”, com recurso às TIC. Este projecto passou pela pesquisa
partilhada, tendo em vista dar resposta a uma questão com
abrangência Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e
pertinência social.
Os resultados obtidos sugerem que o uso das TIC enquadrado
numa abordagem actual do ensino das ciências, pode contribuir
para uma actualização do conceito de Ciência dos alunos.
ABSTRACT: Today’s society needs scientifically literate individuals, capable of
interpreting scientific information with social relevance, which
makes them capable of addressing on issues of public interest.
This process will contribute in regulating the effectiveness of
Science with implications on Society. A School, as a promoter of
education, should help students acquire the right skills, in order to
find an answer to this challenge. Education in Science can have
an important role in that process. On the other hand, the
Technologies of Information and Communication (TIC) (given that
they motivate students) also facilitate communication between
students from different schools, allowing access to countless
information and to simulations of scientific phenomenon,
constituting precious tools through which they can develop
desirable skills in today’s society.
In this study, we intend to endow students with a modest
contribution, starting at an early age, with skills that enable them
to perform an active future citizenship. The enquiry of the
investigation in which we searched to find answers was the
following: in what way does the exploration of TIC (in the context
of Education in Science and inserted in a current vision of the
education in this area), contribute to an upgrade of the concept of
Science traditionally held by students?
We decided on an exploratory qualitative methodology of a
study case type. The techniques used for gathering data were
research and observation. The research technique was performed
through a questionnaire that was used to survey the students’
concepts of Science. This collection of data was carried out in two
different phases, an initial step and a final one. Between these
two moments, the project “Virtual Water” was developed by
students from three geographically dispersed schools, with
resource to TICs. This study project went through a collective
research, in view of answering an aspect which includes Science-
Technology-Society-Environment (STSE) and social relevance.
The results obtained suggest that the use of the TIC was
placed in current science teaching approach, contributing to an
upgrade of the students’ concepts of Science. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico