Author(s):
Barbosa, Sílvia Mariana da Rocha
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1327
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Supervisão; Ensino das ciências; Ensino experimental; Formação de professores; Prática pedagógica
Description
A educação científica de base tem vindo a assumir um papel fulcral na
promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de
competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e
informada e à inserção numa vida profissional qualificada. Neste sentido, o
Ministério da Educação implementou, no presente ano lectivo, 2006/2007, um
Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para os
Professores do 1º CEB (Despacho nº2143/2007).
Foi neste contexto que se delineou a finalidade do estudo: avaliar o impacte
do programa de formação [PF] da Generalização do Ensino Experimental das
Ciências no 1º ciclo nas práticas didáctico-pedagógicas dos professores. As
questões do estudo formuladas foram: i) Que práticas didáctico pedagógicas
são utilizadas pelos professores antes, durante e após o Programa de
Formação do Ministério da Educação, no que concerne ao Ensino
Experimental das Ciências? ii) Qual(s) a(s) abordagem(s) adoptadas na
supervisão dos professores envolvidos?
Quanto à metodologia utilizada, foi de natureza qualitativa, cujo
planeamento foi o estudo de caso. As técnicas usadas foram de observação,
de inquérito e da análise. Os instrumentos usados para a recolha de dados
foram: o diário de investigador, a entrevista antes do programa de Formação
do Ensino Experimental das Ciências e o questionário de avaliação do
Programa de Formação, elaborado pela Comissão Técnico-consultiva do
Programa de Formação do Ensino Experimental das Ciências e preenchido
pelos professores participantes na formação e no estudo. A investigação
envolveu três docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico que frequentaram o PF
do Ensino Experimental das Ciências desenvolvido pelo Ministério da
Educação, na Escola Superior de Educação do Norte do país.
Em relação aos resultados obtidos verificou-se que os docentes antes do
Programa de Formação não realizavam actividades do Ensino Experimental.
Com o decorrer da formação estes alteraram as suas praticas
didáctico.pedagógicas, uma vez que começaram a implementar na sua sala de
aula actividades experimentais, desenvolvendo uma atitude de interesse,
apreciação e gosto pela Ciência e pelo seu ensino. Durante as sessões de
formação o formador identificou-se mais claramente com uma supervisão de
abordagem dialógica, uma vez que os actores são fundamentalmente os
professores, considerados mais no colectivo do que na individualidade.
As conclusões do estudo apontam para uma mudança substancial nas
práticas didáctico-pedagógicas dos professores, uma vez que estes passaram
efectivamente a realizar actividades experimentais com os seus alunos. O
formador encarou, no seu geral uma abordagem supervisiva dialógica. Podese
afirmar que o Programa de Formação Do ensino Experimental das Ciências
promoveu o desenvolvimento de boas práticas de Ensino e Aprendizagem das
Ciências de base experimental.
ABSTRACT: The scientific education has be assuming a very important role in the
promotion of scientific literacy, this pavering the development of the necessary
skills to a intervenient and informed citizenship and a qualified professional life.
The Portuguese Ministry of Education has implemented in the present school
year a formation program in the Experimental Teaching of science for the
primary-school teachers.
It was in this context that we have drawn the finality of this study: to evaluate
the impact of the program in didactic-pedagogical practices. The main issues
studied were: (i) what were the didactic pedagogical practices used bye the
teachers before and the after the program in what the experimental teaching of
science concerns? (ii) What is/are the adopted approach(s) bin the supervision
of the involved teachers?
In relation to the methology used it was of quality appoach. The techniques
used were: observation, survey and analyses. The tools used to collect data
were: the researcher diary, interviews before the formation program and a
survey to evaluate it, elaborated by the technical –comity of the program and
filled in by the participant teachers. This study involved 3 primary school
teachers, who attended the program in the “Escola Superior de Educação”.
When observing the results we have come to the conclusion that the
teachers didn’t use experimental Teaching activities before the program but
then they have gradually started using then inside their classerooms,
demonstrating great interest and appreciation of the teaching of sciences.
Diving the sessions the researcher has identified with a dialogical
supervision, of the actors are essentially the teachers, who are seen more as a
group than individually.
The conclusions of the study point to a substancial change in the education
practices of the (studied) observed teachers, who have effectively started using
experimental practices with their students. The researcher has followed a
dialogical approach we can come to the conclusion that this program has
promoted the development of good learning and teaching strategies of
experimental sciences. Mestrado em Supervisão