Autor(es):
Negrais, Maria João Valente Pereira
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1322
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das ciências; Professores de ciências; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional; Educação para a cidadania
Descrição
É cada vez mais importante contribuir para a formação de cidadãos livres,
responsáveis e críticos para participar plenamente na vida colectiva da
Sociedade, permitindo-lhes acompanhar o crescimento científico e tecnológico.
Do ponto de vista educacional a orientação CTSA (Ciência-Tecnologia-
Sociedade-Ambiente) é considerada uma via para alcançar tais objectivos,
permitindo motivar os alunos para o estudo de Ciências e proporcionando uma
imagem mais autêntica das implicações da própria Ciência.
Esta investigação pretendeu, recorrendo a um questionário como instrumento
de recolha de dados, contribuir para averiguar quais as percepções dos
professores de Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico face ao
movimento CTSA.
Após a elaboração do questionário, procedeu-se à sua validação junto de duas
professoras investigadoras. De seguida, o questionário foi sujeito a um estudo
piloto, junto a um pequeno grupo de professores. Finalmente, foram enviados
146 questionários para 39 escolas do distrito de Aveiro, tendo-se recolhido 75
questionários.
Após as fases referidas, as respostas dadas aos questionários foram
analisadas, na sua maioria estatisticamente, tendo-se recorrido ao programa
SPSS para o tratamento das respostas às questões de formato fechado. Para
o tratamento das questões de formato aberto recorreu-se à análise de
conteúdo das mesmas.
Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores inquiridos têm
um conhecimento razoável da orientação CTSA, fazendo a maioria um uso
frequente dessa orientação nas aulas. Apesar disso, continuam a privilegiar
instrumentos de avaliação mais “tradicionais”. Os professores sentem algumas
dificuldades na implementação do ensino CTSA, destacando a falta de tempo
como sendo o maior obstáculo. Talvez por este motivo, não privilegiam a
aprendizagem fora do contexto da sala-de-aula.
ABSTRACT: It is essential to create free citizens to formulate a critical understanding and
take responsible actions, within the Society, as well as allowing them to follow
the scientific and technological growth is increasing.
From an educational point of view, the Science, Technology and Society (STS)
movement in Science Education is considered vital in order to address such
goals, motivating students in the study of Science, as well as creating a more
authentic image of Science’s own implications.
Using an inquiry, as an instrument used to obtain facts, this investigation
studied the perceptions of elementary Natural Science teachers, within the STS
movement.
After the conception of the inquiry, which was validates by two investigators, a
baseline study was produced with a small group of teachers. Finally, 146
inquiries where sent out to 39 schools from the District of Aveiro (Portugal),
where a batch of 75 were studied.
A statistical analysis was produced with the help of the SPSS (Statistical
Package for the Social Sciences) software, in order to treat the answers to the
type closes questions. In the case of open-ended questions the content
analysis was applied.
With the obtained results, it is possible to conclude that the teachers inquired
have reasonable knowledge of the STS movement in Science Education. Most
of these teachers apply frequently this movement in there own classroom.
Nevertheless, they continue to favor the more “traditional” evaluation methods.
The main difficulties that teachers experience when applying the STS
movement is the lack of time. Maybe, due to these difficulties teachers do not
engage on a “beyond classroom” practice. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia