Author(s):
Pereira, Ana Sofia do Coito Alves
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1318
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; Recursos educativos; Ensino secundário
Description
É cada vez mais importante o desenvolvimento de métodos e estratégias que
fomentem a qualidade do ensino e combatam o insucesso escolar. O recurso
às novas tecnologias da informação e comunicação, nomeadamente o uso do
quadro interactivo multimédia, tem contribuído para a elaboração de materiais
pedagógicos mais diversificados. O SMART Board veio trazer uma lufada de
ar fresco para a melhoria dos métodos e estratégias a implementar na sala de
aula, promovendo a utilização de elementos multimédia durante a elaboração
dos materiais pedagógicos e proporcionando maior diversidade e maior
interactividade, permitindo novas formas de apresentação do conhecimento e
possibilitando um maior envolvimento entre os intervenientes no processo de
ensino e de aprendizagem.
A presente investigação foi desenvolvida por recurso à metodologia própria de
um estudo de caso de investigação qualitativa, sendo que se recorreu a quatro
professores e a 6 turmas, duas do 7º Ano e duas do 9º Ano, ambas do ensino
regular, e duas que, não pertencendo ao ensino regular, têm equivalência ao
9º Ano: uma turma do segundo ano dos Cursos de Educação e Formação da
área de Electricistas de Instalações e uma turma do terceiro ano dos
Currículos Alternativos da área Artes Decorativas.
Relativamente aos instrumentos de recolha de dados, foram realizados dois
inquéritos aos alunos e um inquérito por entrevista aos professores. Os
docentes preencheram também Diários de Bordo por turma, no qual referiram
algumas vantagens/desvantagens da utilização do SMART Board em contexto
de sala de aula. No final do ano lectivo observámos, em cada turma, uma aula
de resolução de exercícios/correcção da Prova Global.
O estudo realizado permitiu retirar algumas conclusões, nomeadamente no
que diz respeito a alterações nas práticas lectivas nas suas dimensões préactiva,
activa e pós-activa; nas mudanças que ocorrem nas dinâmicas de sala
de aula quando se recorre ao SMART Board; e qual o impacte do uso desta
tecnologia na aprendizagem e motivação dos alunos.
Finalmente apresentamos um conjunto de reflexões decorrentes do estudo,
avançando sugestões para investigação futura.
ABSTRACT: It is ever more important to develop methods and strategies that foment the
quality of education and fight school failure. Resorting to new information and
communication technologies, namely the use of multimedia interactive boards,
has contributed towards the elaboration of more diversified pedagogical
materials. SMART Boards have brought about a breath of fresh air towards
the improvement of the methods and strategies to be implemented in the
classroom, promoting the use of multimedia elements during the elaboration of
the teaching materials and providing for wider diversity of these materials and
greater in class interactivity, allowing new forms of presentation of knowledge
and a greater involvement between the intervening parties in the teaching and
learning process.
The present study was developed resorting to a case study methodology of a
qualitative nature, involving four teachers and six classes two in the 7th
Grade and two in the 9th, both in the regular education system, and two that
belonging to this system, are considered equivalent to the 9th Grade: a class in
the second year of the Education and Training Course for Installation
Electricians and a class in the third year of the Alternative Curricula in the Area
of Decorative Arts.
As to the instruments of collection of data, the pupils answered two
questionnaires and an interview to the teachers involved was carried out. The
teachers also handed in their logbooks (one per class), in which they registered
advantages and disadvantages of the use of the SMART Board in classroom
contexts. At the end of the school year we observed, in each group, a lesson
on the resolution of exercises/correction of the Global Test using the SMART
Board.
The present study allowed us to draw some conclusions, namely as to changes
in the teaching practices in the pre-active, active and post-active dimensions of
the teaching activity; the changes that occur in the dynamics of classes where
the SMART Board is used, and the impact of the use of this technology in the
learning and motivation of the pupils.
Finally we present a set of reflections brought about by the study and
suggestions for future research in the area are put forward. Mestrado em Multimédia em Educação