Autor(es):
Costa, Ana Sofia Gonçalves
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1305
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Educação formal; Educação informal; Pensamento crítico; Desenvolvimento de competências
Descrição
Atendendo que a promoção do Pensamento Crítico é indispensável, entre
outros, para a resolução de problemas da vida quotidiana, numa sociedade
democrática e, por outro, o Jardim da Ciência da Universidade de Aveiro é um
contexto de educação não-formal destinado a crianças dos 5 aos 12 anos, este
estudo tem como finalidade verificar se os recursos didácticos desenvolvidos
no contexto desta investigação para a educação em Ciências no 1.º ciclo do
ensino básico, articulando o ensino formal com o não-formal, promovem
capacidades de pensamento crítico nos alunos.
Trata-se de uma investigação quasi-experimental (Pré-teste/Pós-teste – Grupo
Controlo/ Grupo Experimental), com uma amostra de alunos do 4.º ano de
escolaridade, de quatro escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 5
docentes envolvidos. O grupo experimental (n=44) foi sujeito à implementação
dos recursos didácticos desenvolvidos neste estudo, os quais pretendem
apelar intencionalmente conhecimentos sobre “Luz” e a Capacidades de
Pensamento Crítico, tendo como base a taxonomia de Ennis. Com igual
durabilidade, para o grupo de controlo (n=33), foram desenvolvidos recursos
didácticos, a partir de actividades sobre a mesma temática, recolhidos junto de
vários professores e de manuais escolares, mas sem relevância quanto à
variável dependente, o Pensamento Crítico. Utilizou-se o Teste de
Pensamento Crítico - Cornell (Nível X) para medir o nível e os aspectos do
Pensamento Crítico da amostra deste estudo, antes e após a intervenção.
Os recursos didácticos, desenvolvidos a partir da taxonomia de Ennis (1985ª,
1985b, 1987), promovem capacidades de Pensamento Crítico nos alunos, uma
vez que os resultados obtidos apresentam diferenças estatisticamente
significativas entre o grupo de controlo e o grupo experimental no nível e em
todos os aspectos do Pensamento Crítico. Verificaram-se, ainda, para o grupo
experimental, ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pósteste,
no nível e nos aspectos do Pensamento Crítico. Para o grupo de
controlo, não se verificaram quaisquer ganhos estatisticamente significativos.
Os recursos didácticos desenvolvidos neste estudo afiguram-se como um
contributo para se articular a Educação Formal em Ciências no 1.º Ciclo do
Ensino Básico com a Educação Não-formal, neste caso o “Jardim da Ciência”
da Universidade de Aveiro.
ABSTRACT: Considering that Critical Thinking may be a keystone in dealing with daily
problems witch may occur in a democratic society and that the “Science
Garden” of Aveiro University is a non-formal education context for children
between 5 and 12 years old, the main purpose of the study in Sciences on the
Primary school was to evaluate if the didactic resources, which were developed
during this research and combined both formal and non-formal teaching, help
to promote pupils’ Critical Thinking abilities.
This quasi-experimental study (Pre-test / Post-test - Control Group /
Experimental Group) that were carried out involved a sample of 4th grade
pupils, from four different primary schools, involving 5 teachers. The
experimental group (n=44) explored the didactical resourses developed in this
study, which attempted to appeal intentionally for knowledge about “Light” and
for Critical Thinking abilities, based on Ennis’s Taxonomy (of critical thinking).
With equal durability, the Control Group (n=33) explored other didactical
resources about the same theme (Light),which activities were collected from
several teachers and textbooks, but without relevance with regard to the
dependent variable is concerned, the Critical Thinking.
To measure Critical Thinking level and aspects of the sample of this study,
before and after the intervention, Critical Thinking - Cornell (Level X) was used.
The results showed that the developed didactic resources, based on Ennis’s
Taxonomy (1985a, 1985b, 1987), promoted Critical Thinking abilities among
pupils, as the differences between the Control Group and Experimental Group
were statistically significant in level and all aspects of Critical Thinking. The
evidence suggested that the profits among the Experimental Group since the
pre-test to the post-test were statistically significant also in level and all aspects
of Critical Thinking. On the other hand, there was no evidence of statistically
significant profits among the Control Group.
The results indicate that the didactic recourses developed during this study can
be used as a tool to combine Formal Education in Sciences on the Primary
School with Non-formal Education, which “Science Garden” from Aveiro
University is a clear example. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico