Autor(es):
Morais, Nídia Salomé Nina de
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1303
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Ensino à distância; E-learning; B-learning
Descrição
Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão, na perspectiva de diversos
autores, constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de
complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa
e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o
espírito de Bolonha. No entanto, ainda pouco se sabe sobre as reais
influências destes ambientes no processo educativo.
Assim, no âmbito da presente dissertação de mestrado desenvolveu-se um
estudo com o intuito principal de se avaliar o impacto de um ambiente virtual
de aprendizagem, complementar de sessões presenciais, na construção de
conhecimento partilhado e no desenvolvimento de apetências e competências
transversais e específicas, nomeadamente no domínio da edição e do
tratamento de imagens digitais, num grupo de alunos do ensino superior
politécnico.
Para a prossecução dos objectivos propostos e tendo presente a principal
finalidade desta investigação, optou-se por um estudo de caso, privilegiandose
a análise, fundamentalmente, qualitativa dos dados recolhidos.
O estudo decorreu em ambiente académico normal, no âmbito de uma
disciplina de informática do 2º ano de uma licenciatura na área da
comunicação social, sendo a professora da disciplina a própria investigadora.
A experiência teve uma duração aproximada de cerca de 6 semanas e
envolveu 41 alunos, maioritariamente, do sexo feminino. Durante este período,
a disciplina funcionou em regime de blended-learning, apoiada por uma
plataforma de gestão da aprendizagem, tendo-se realizado 6 sessões
presenciais e 4 sessões a distância. A estratégia adoptada contemplou
actividades de socialização através da plataforma, tarefas de pesquisa em
grupo e partilha de informação bem como actividades de exploração autónoma
do software em estudo, entre outras.
As principais fontes de dados foram dois questionários (um Inicial e um Final);
entrevistas pontuais e semi-estruturadas; um teste, na versão pré e pós;
observações apoiadas pelas respectivas grelhas; notas e diário de bordo;
registos automáticos da plataforma sintetizados numa grelha de análise;
documentos e outros artefactos considerados relevantes.
A análise dos dados obtidos permite concluir que os alunos exploraram,
efectivamente, o ambiente virtual de aprendizagem, assim como consideraram
importante a sua utilização no âmbito do módulo, sobretudo, pelas vantagens
daí decorrentes a nível do acesso a conteúdos e da interacção com professor
e colegas. Os resultados permitem ainda concluir, positivamente, sobre a
adequação de metodologias híbridas na aquisição e/ou desenvolvimento de
competências de cariz mais prático, tais como as que se perseguiam no
módulo de edição e tratamento de imagens digitais. Para além do
desenvolvimento de competências específicas, há também fortes indícios de
que o modelo adoptado permitiu o desenvolvimento de outras apetências e
competências transversais, nomeadamente a nível da utilização dos fóruns de
discussão, do uso do correio electrónico, bem como de navegação e pesquisa
de informação na Internet.
ABSTRACT: The virtual learning environments may, according to the opinion of several
authors, constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling
presential education scenarios and promoting more active student participation
during the learning process, in accordance to the Bologna higher education
programme. However, there is still little known about the real influence of these
environments in the educational process.
Thus, in the scope of the present research, a study was developed with the
main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment on the
lecturing of presential sessions, in the construction of shared knowledge and
the development of appetencies and transversal and specific skills, particularly
in the domain of the edition and the treatment of digital images, in a group of
students at a higher education level.
In order to pursue these goals, a case study was undertaken in which the
analysis of the gathered data was developed according to qualitative research
methods.
The study took place in a common academic environment, included in an
informatics course taught in the second year of a Social Communication
degree, whose teacher was simultaneously the researcher herself.
The experiment lasted 6 weeks and involved 41 students most of which were
female. During this period, the course was taught according to a blendedlearning
strategy supported by a virtual learning environment. In all, 6
presential and 4 distance learning classes were lectured. The adopted plan
included, among other tasks, socialization activities with the use of the virtual
learning environment, group work which involved the search and share of
information, as well as autonomous exploration of specific software.
The main sources of data where two questionnaires (an initial and a final);
semi-structured interviews; pre and post-tests; an observation form; notes and
a log-book; tracking functions available on the virtual learning environment;
documents and other significant artefacts produced by the students.
The analysis of the gathered data allows us to conclude that the students did,
in fact, explore the virtual learning environment, regarding its use as an
important asset during the module. Advantages were also shown in content
access tasks and both teacher-student and student-student interaction.
The gathered data also allowed us to draw positive conclusions about the
adjustment of hybrid methodologies in the construction of rich and active
learning environments, and also about the acquisition and development of
practical skills as the ones aimed for in the module dedicated to the edition and
treatment of digital images. Besides the development of specific skills, there
are also strong beliefs that blended learning methodology allowed the
development of other transversal appetencies and skills such as the use of
discussion groups, the use of e-mail, and also surfing and searching on the
internet. Mestrado em Multimédia em Educação