Author(s):
Tavares, Ana Maria Fernandes Silva
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1301
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Formação de professores; Orientação pedagógica de professores; Prática pedagógica; Mudança educativa
Description
A ocorrência de reformas educativas, na generalidade dos países ocidentais,
têm como fim mudar orientações no ensino das diversas disciplinas,
nomeadamente no das ciências.
Estudos publicados em revistas internacionais vêm apontando nesse sentido.
É neste enquadramento que surge o presente estudo.
No âmbito da Revisão Curricular enunciada pelo Ministério da Educação, em
1997, foi delineado um Programa de Formação no Ensino Experimental das
Ciências. Era objectivo deste programa dar formação especializada a
professores em novas abordagens do ensino das ciências, de forma a que
estes pudessem, posteriormente, dar apoio a professores que não
participaram no programa supracitado.
Os professores que concluíram a primeira edição deste programa constituem
a população que foi alvo deste estudo. Definiu-se como problema de
investigação a questão “Qual a natureza e o impacte da proposta de
formação vivenciada pelos professores participantes?”.
Do ponto de vista metodológico procedeu-se à analise das finalidades da
formação, bem como o seu enquadramento epistemológico e metodológico.
Posteriormente procedeu-se à elaboração dum questionário a responder pelos
docentes participantes. Dos 31 questionários enviados, 23 foram devolvidos. A
análise das respostas dadas possibilitou conhecer o que os professores dizem
ser as suas práticas (de docência e de acompanhamento do ensino das
ciências) e qual o impacte da formação sobre as mesmas.
Os resultados obtidos indiciam que ocorreram mudanças nas práticas dos
docentes a diversos níveis, nomeadamente, na implementação de trabalho
prático. No entanto, os mesmos resultados alertam para a importância de
factores, de vária ordem, como os decorrentes do funcionamento da
organização escolar (a nível da sua estrutura física, administrativa e social)
que podem condicionar o complexo processo da introdução de mudanças no
ensino das ciências.
ABSTRACT: The occurrence of educational reforms in almost all western countries has the
aim of introducing changes in the teaching of different subjects namely in
sciences.
International periodic publications specialized in science education reveal an
increase of articles of experiences associated with the implementation of
educational reforms. The objectives of these articles are on the one hand to
contribute to detecting difficulties and obstacles related to the system where
one intends to implement these changes and on the other hand to propose
strategies and resources capable of meeting the needs and overcome any
obstacles that may arise.
It is in this context that we carry out the present study.
Bearing in mind the forthcoming curricular reform announced by the Ministry of
Education in 1997 a training programme in the teaching of experimental
sciences was drawn up. The aims of this programme were to train teachers in
the innovative teaching of sciences and to serve as advisors to those teachers
that were not on the programme.
The group of teachers who participated in the first training programme served
as the population in study. The following question constitutes the problem of
this research work “What is the nature and impact of the training proposal
experienced by the participant teachers?”.
In the methodological point of view the training aims, as well as its
epistemological and methological context was analysed. Then a questionnaire
was done. Of the 31 teachers that made up the population in study 23
answered this questionnaire. By analysing the obtained data we were informed
of what teachers say to be their practice (as teachers and as advisors to fellow
teachers) and of the impact that the training action had on them.
The results indicate that there were changes in the teaching practices at
various levels with special emphasis on the approach to practical work in
sciences. Nevertheless these same results highlight the importance of various
factors that condition the changes that one wants to implement. For example
the ones related the running of the school organisation (as for as its physical,
administrative and social structures are concerned) which can restrict the
complex process of the introduction of chances in the teaching of sciences. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia