Author(s):
Carvalho, Tânia do Carmo Gama de
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1296
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino da matemática; Ensino da matemática; Ensino à distância; Aprendizagem cooperativa; Ensino assistido por computador
Description
A dissertação que agora apresentamos, Percursos Matemáticos: da sala de
aula ao ciberespaço, integra-se num trabalho de investigação do Mestrado em
Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro. Tem como finalidade
observar e analisar as potencialidades da utilização de ambientes de
aprendizagens diversificadas - da sala de aula ao ciberespaço, no processo de
construção do conhecimento nas aulas da disciplina de Matemática com uma
turma do quarto ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendemos, em
particular, perceber quais as principais mudanças pedagógicas ocorridas
através da integração da multimodalidade de suportes – Tablet Pc e caderno.
Na primeira parte apresentamos a caracterização da Sociedade dos Fluxos,
bem como a contextualização do processo de ensino e aprendizagem da
disciplina da Matemática nesta sociedade, a multimodalidade de formatos das
Escolas Navegadoras e a dinâmica da aprendizagem colaborativa.
A segunda parte debruça-se sobre os cenários de interacção que se
estabelecem nas Escolas Navegadoras bem como a caracterização dos
espaços e tempos de aprendizagem destas escolas.
A terceira parte descreve as várias fases da metodologia do projecto
tecnológico, bem como o objecto de estudo da nossa investigação.
A quarta parte apresenta a discussão e análise dos resultados obtidos no
nosso estudo de caso, comparando os mesmos com dados já existentes
resultantes de outras investigações semelhantes.
Concluímos que os aprendentes das Escolas Navegadoras, mostraram-se
mais empenhados e motivados na aprendizagem de conteúdos matemáticos
quando utilizaram suportes multimodais- o Tablet Pc e Smartboard.
ABSTRACT: The dissertation we now present “Mathematical courses: from classroom to
cyberspace” is part of an investigation work of the Master’s degree in
“Multimedia in education” of the Aveiro University. Its aim is to observe and to
analyse the abilities of the using of different learning sceneries – from
classroom to cyberspace – in the processo of the knowledge construction in
Maths lessons with classes of fourth years in 1.º Ciclo do Ensino Básico. We
intend, in particular, to realize what are the main pedagogical changings that
occur through the integration of the multimodality of supports – Tablet Pc and
notebook.
In the first part we characterize the Flux Society, as well as the
contextualization of of the process teaching – learning of Maths in the society,
the multimodality of the shapes of the Navigator Schools and the dynamic of
the collaborating learning.
The second part focus on the interaction sceneries established in the Navigator
Schools, as well as the description of the spaces and the learning timings of
these schools.
The third part describes the several steps of the tecnological project and the
study object of our investigation.
The fourth part presents the discussion and the analysis of the results obtained
in our study case, comparing them with other existing results of similar
investigations.
Finally we are going to present some conclusions of the developped work wich
we consider significant. We conclude that the students of Navigator Schools
are more engaged and motivated, on the learning of maths contents, when
they used multimodal supports - Tablet Pc e Smartboard. Mestrado em Multimédia em Educação