Autor(es):
Quina, Joana Daniela da Fonseca Tavares
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1291
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Educação ambiental; Ensino básico 1º ciclo
Descrição
Vivemos num tempo e num espaço caracterizados pela mudança científica e
tecnológica que melhoram, dia após dia, a qualidade de vida das populações.
Contudo, enfrentamos também graves problemas, como o esgotamento das
reservas naturais, que põem em risco a sobrevivência do ser humano no
planeta. Estas preocupações, à escala planetária, exigem uma acção colectiva
e concertada, local e globalmente.
A escola, enquanto local privilegiado na educação para os valores e atitudes,
tem como principal tarefa a formação de indivíduos cientificamente cultos, ou
seja, cidadãos conscientes, responsáveis, capazes de mobilizar competências
de participação activa na sociedade.
Para dar resposta às questões de investigação, este estudo desenvolveu-se
em três fases, seguindo uma metodologia de investigação qualitativa.
Na primeira fase realizámos entrevistas a nove professores do 1º CEB para
análise das concepções e da intenção educativa das suas práticas
pedagógicas, relativamente à temática da água.
Na segunda fase do estudo, pretendemos traçar linhas de actuação que
pudessem contribuir para a promoção de atitudes e valores nos alunos do
1ºCEB e que tivessem impacto nas concepções sobre a prática dos
professores. Assim, concebemos e validámos uma proposta didáctica de
orientação CTS, para abordagem da temática “uso sustentável da água” no
1ºCEB, tomando como base o projecto internacional da Década da “Água,
fonte de vida”, e da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
proclamadas pela UNESCO em 2005.
Na terceira fase, organizámos um Workshop formativo para confrontar os
professores de 1º CEB com a proposta didáctica que organizámos. Através de
um questionário, recolhemos dados que permitiram a análise do impacte da
proposta didáctica na alteração das suas concepções sobre o tema, as
práticas e fundamentação para o ensino das ciências.
Dos resultados obtidos concluímos que (i) a maioria dos professores não
seguia as orientações actuais da Didáctica no ensino das ciências; (ii) a
proposta teve um impacte positivo nas concepções dos professores; (iii) todos
os participantes reconheceram que esta constitui um recurso muito importante
na educação para o uso sustentável da água.
ABSTRACT: We live in a period and in an environment characterized by scientific and
technological changes that improve, day after day, the life quality of
populations. However, we are also facing serious problems, as the exhaustion
of the natural resources, which put at risk the survival of the human being in
planet. All these concerns are extended at a planetary scale and they demand
a collective and concerted action, locally and globally.
The school, as a privileged local in the education for values and attitudes, has
as a main task, the formation of scientifically educated individuals, that is to
say, conscientious and responsible citizens, capable to understand and to
mobilize competencies of an active involvement in the society.
To give answers to the research questions, this project developed in three
phases, follow up a qualitatively research methodology.
During the first phase we made interviews to nine primary education teachers
to analyse all the conceptions and the intention of the formation of their own
practical pedagogical lessons, concerning water thematic.
Concerning the second phase of the project, we tried to build some guidelines
that can be used and contribute for the promotion of attitudes and values in all
the students belonging to the primary school education, and that can have a big
impact in all the conceptions about the practical behaviour of the teachers.
So, we conceiving and validating a teaching proposal with STS approach, for
boarding of the thematic “sustainable use of the water” in primary school
education, taking as base the International Decade 'Water for Life' and of the
Decade for Education for Sustainable Development, both proclaimed by
UNESCO in 2005.
After that, we organized one formative workshop to confront primary school
teachers with our proposal. By a questionnaire we obtained detailed
information that we used to analyse all the impact of our proposal in their
lessons behaviour and conceptions in what concerns the thematic, practices
and bases for science teaching.
We can conclude that (i) most of the teachers did not follow actual orientations
of science education in their practices; (ii) our proposal was accepted in a
positive way in the teacher’s conception and (iii) all the participants agreed that
it is a very important proposal with interesting pedagogical resources for the
education to the sustainable use of the water. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico