Autor(es):
Silva, Ana Margarida Afreixo
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1287
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Estratégias de aprendizagem; Actividades de aprendizagem; Desenvolvimento de competências
Descrição
Assiste-se hoje a uma rápida evolução científico – tecnológica e todos os dias
somos confrontados com novas descobertas. É preciso estarmos preparados
para as compreender e saber viver num mundo tão complexo e cheio de
incertezas relativamente ao dia de amanhã.
Desta forma, é imprescindível que todos os cidadãos sejam portadores de um
conjunto de competências que os ajudem a integrar-se na sociedade
democrática em que vivem, tomando decisões de um modo consciente,
fundamentado e interventivo. Ao mesmo tempo, também têm de ser capazes
de fazer frente a um mundo de trabalho cada vez mais exigente, em que a
adaptação, a flexibilidade, a aprendizagem ao longo da vida são uma
constante.
A escola deverá preparar os alunos para que sejam, no futuro, cidadãos
informados, esclarecidos e participativos, proporcionando-lhes uma formação
para a literacia científica, sendo a orientação CTS (Ciência – Tecnologia –
Sociedade) uma via adequada a adoptar.
Assim sendo, torna-se essencial clarificar a importância de um currículo
orientado para o desenvolvimento de competências nos alunos.
O presente trabalho, de natureza qualitativa, teve como objectivo analisar os
documentos oficiais (Programa de Estudo do Meio e Currículo Nacional do
Ensino Básico – Competências Essenciais, nas áreas de Estudo do Meio,
Ciências Físicas e Naturais e Educação Tecnológica) e conceber um
documento integrador das Ciências Naturais no 1º Ciclo do Ensino Básico,
articulando as competências gerais, competências específicas e objectivos de
aprendizagem.
Foram ainda concebidas Actividades de Ensino e Aprendizagem para cada
uma das temáticas apresentadas no documento (Terra no Espaço, Terra em
Transformação, Sustentabilidade na Terra e Viver Melhor na Terra), que foram
validadas por um conjunto de nove professoras avaliadoras e duas avaliadoras
externas, no Workshop “Desenvolver competências em Ciências no 1º CEB –
Validação de Propostas Didácticas”.
Através do processo de validação, foi possível recolher a opinião das
professoras avaliadoras relativamente à clareza das orientações
metodológicas destinadas ao professor e das questões das Fichas de Registo
do aluno; à adequabilidade da linguagem, das competências específicas e dos
objectivos de aprendizagem à faixa etária a que se destinam e à temática a
desenvolver; à profundidade, complexidade, estrutura e organização da
actividade; assim como o contributo da actividade para o desenvolvimento de
uma atitude crítica e investigativa, o aspecto estético e a facilidade de
exploração dos materiais.
Da reflexão conduzida verificou-se que em algumas actividades, a exploração
didáctica, a actividade de avaliação, algumas questões da ficha de registo
deveriam ser mais claras e pormenorizadas, tendo-se, por isso, integrado as
sugestões apresentadas, na reformulação das actividades apresentadas
integralmente na segunda parte deste trabalho.
As avaliadoras externas verificaram todo o processo de validação, atestando
que todas as professoras participaram e tiveram liberdade para exprimir e
confrontar os seus pontos de vista. O Workshop foi considerado como uma
estratégia válida e fiável na recolha de opiniões, para efeitos de validação.
ABSTRACT: Everyday we are confronted with new discoveries due to the quick scientific
and technological evolution. We need to be prepared to understand the
changes and learn how to live in a world so complex and full of uncertainties
regarding the future. It is imperative that each citizen acquires a collection of
competences that may permit him/her to integrate a democratic society where
he/she makes conscious, essential and cognisant decisions. Simultaneously
each citizen has to be able to face an ever demanding working world where
adaptation, flexibility and life long learning is necessary.
STS (Science – Technology – Society) orientation, which provides scientific
literacy, is an adequate path to adopt by schools as they have the obligation to
prepare students to become, in the future, clarified, informed and active
citizens. Therefore its essential do clarify the importance of a curriculum that
focuses on developing the wide range of students’ competences.
The objective of this qualitative study was to analyse official documents for the
teaching of Sciences in the first cycle of Basic Education (Programa de Estudo
do Meio and the Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências
Essenciais, in the subjects of Estudo do Meio, Ciências Físicas e Naturais e
Educação Tecnologica) and conceive an orienting document for primary
school, articulating general and specific competences and learning objectives.
Moreover, teaching and learning activities were created for each theme
presented in the document (Terra no Espaço, Terra em Transformação,
Sustentabilidade na Terra and Viver Melhor na Terra), and were validated by a
group of nine evaluating teachers and two external evaluators during the
Workshop “Developing competences in primary school science – Validation of
didactic proposals”.
Through the validation process, it was possible to get some feedback from the
evaluating teachers regarding the clearness of the methodological orientations
destined for teachers and some points of the students registration file; from
language usage, specific competences to learning objectives for each year
range and developing themes; from thoughtful, complex, structural and
organised activities; to the contribution of an activity to help evolve a critical and
investigative spirit, esthetical aspects and easy forms of exploring material.
After thorough reflection, it was verified that in some activities the didactic
exploration, the evaluated activity and some points in the student registration
file should have been clearer and more meticulous, leading to the presented
suggestion being integrated in the reformulation of the presented activities that
shall appear in the second half of this essay
The external evaluators verified the whole process guaranteeing the
participation of all the teachers and giving them the freedom to experiment,
discuss and share points of view. For validation effects the Workshop was
considered a valid and viable strategy. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico