Autor(es):
Lima, Ana Paula dos Santos
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1284
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Tecnologia educativa; Resolução de problemas; Desenvolvimento de competências
Descrição
A evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) verificada
ao longo dos últimos anos implica medidas e acções no sentido de enfrentar
os novos desafios que se colocam à Educação. Hoje em dia é necessário
preparar os cidadãos para o desenvolvimento de competências na Sociedade
da Informação e combater o fenómeno da info-exclusão.
As orientações curriculares definem o currículo como um conjunto de
competências a desenvolver. A alfabetização científica e tecnológica dos
indivíduos revela-se fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para
o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável, principalmente
numa época em que estudos internacionais divulgam um baixo nível de
literacia científica dos alunos.
Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo
desenvolvido entre Fevereiro e Junho do ano lectivo de 2005/ 2006, o qual
envolveu treze alunos do 3º e 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino
Básico, de uma turma em que a professora era a própria investigadora. Estes
alunos foram inseridos num grupo que englobou três outros investigadores e
turmas dos mesmos anos de escolaridade de Escolas portuguesas. Utilizando
as TIC, estes desenvolveram um projecto num contexto de Educação em
Ciência e baseado na perspectiva de ensino por pesquisa, tendo recorrido à
colaboração entre os alunos, com suporte na plataforma de comunicação
Blackboard e no MSN Messenger.
O presente estudo parte de um conjunto de estudos sobre a exploração das
TIC e o desenvolvimento de competências gerais, teve como principal
finalidade a avaliação do impacte de utilização das TIC no desenvolvimento de
competências de resolução de problemas, seleccionada no âmbito das
competências gerais presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico.
A investigação de natureza qualitativa exploratória assumiu o formato de
estudo de caso único, sendo os dados recolhidos através de vários
instrumentos, nomeadamente escalas de classificação de resolução de
problemas e de competências tecnológicas, inquérito por questionário, registos
de incidentes críticos, registos de avaliação individual e de grupo, dossier do
grupo.
Da análise dos resultados, foi possível concluir que a utilização das TIC,
enquanto recurso para acesso à informação e comunicação, contribuiu para o
desenvolvimento da competência seleccionada para o nosso estudo, para o
desenvolvimento de competências tecnológicas, para o desenvolvimento da
literacia científica, nomeadamente atitudes de respeito pelo ambiente, numa
perspectiva de educação para a cidadania e para a sustentabilidade, bem
como para a motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências.
ABSTRACT: The development of the Information and Communication Technology (ICT)
verified throughout the last years imply measures and actions. To face the new
challenges that the Education is facing nowadays, it’s necessary to prepare the
citizens for the development of skills in the Society of Information and to fight
the info-exclusion phenomenon.
The curricular guidelines define the curriculum as a set of competencies to
develop. The scientific and technological literacy of the individuals is essential,
from the very early years of schooling, for the exercise of an active, conscious
and responsible citizenship, mainly at a time in which international studies
reveal a low level of student’s scientific literacy.
In this context, the present Master’s Dissertation results from a study
developed between February and June of the school year of 2005/ 2006, which
involved thirteen pupils from the 3rd and 4th grades of the elementary education,
from a class where the teacher was herself the researcher. These pupils were
inserted in a group with other researchers and other classes from other
Portuguese Schools. Using the ICT, they developed a project in a Science
Education context and based in the perspective of education through research,
having appealed to collaboration between the pupils, with support in the
platform of communication Blackboard and in the MSN Messenger.
The present study part of a group of studies about ICT exploration and
development of general competencies, had as main purpose to evaluate the
impact of the ICT use on the development of problem solving competence,
selected among the general competencies presented on the National
Curriculum for Elementary Education.
The research of qualitative and exploratory nature assumed the format of single
case study, being the data collected through several instruments, such as
scales of classification of problem solving and technological skills, inquiry by
questionnaire, registers of critical incidents, registers of individual and group
evaluation, dossier of the group.
From data analysis, we can conclude that the ICT use, as a resource to accede
information and communication, contributed to the development of the
competence selected to our study, to the development of technological
competencies, to the development of scientific literacy, such as attitudes of
respect for the environment, in a perspective of education for the citizenship
and sustainability, as well as for the motivation of the pupils to learn Science. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico