Autor(es):
Ribeiro, Carla Sofia Esperanço
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1283
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Educação para a saúde; Educação ambiental
Descrição
O objectivo principal desta investigação é apreciar o contributo dado por 4
Manuais de Estudo do Meio (4 MEM do 1º ao 4º ano de escolaridade)
utilizados num agrupamento de escolas, no que respeita às aprendizagens dos
alunos nos domínios da Saúde (S) e da Educação Ambiental (EA).
Na contextualização do estudo e revisão da literatura aborda-se a importância
da promoção de comportamentos saudáveis a nível da S e do A, desde as
idades mais tenras, bem como a responsabilização da escola para a sua
concretização. Salienta-se o papel dos MEM no processo ensinoaprendizagem
em contexto escolar. Também são identificadas as questões da
S e da EA que devem ser exploradas desde o 1º Ciclo, dando-se relevância à
importância da sua abordagem nos MEM.
A prossecução dos objectivos propostos passa pela selecção dos MEM a
apreciar, pela explicitação da articulação dos objectivos do programa do
1ºCEB com as Competências do Currículo Nacional e pela elaboração do
instrumento de análise, respectiva validação e aplicação.
Em termos de resultados, estudo permite perceber o modo como a informação
constante nos MEM é abordada, no que respeita aos itens que integram o
instrumento de análise.
A discussão dos dados recolhidos de acordo com as seis categorias definidas,
permite perceber que os MEM analisados apresentam algumas fragilidades no
que respeita ao seu contributo para a promoção da qualidade de vida, embora
contribuam para a concretização dos objectivos preconizados pelos
documentos normativos do 1º CEB.
ABSTRACT: The main goal of this investigation is to considerate the contribute given by 4
Environment Study Manuals (4 ESM from 1st to the 4th basic school grade)
used in a school group, concerning students learning skills in the domain of
Health (H) and Environmental Education (EE).
In the context of the study and literature revision we approach the importance
of the promotion of healthy behaviours on H and EE, since early age, as well as
the school responsibilities for its achieving. It is emphasized the role of the
ESM on the teaching-learning process on the scholar context. It is also
identified H and EE issues that ought to be explored since the 1st grade,
bringing out the importance of how its addressed on the ESM.
The continuing of the proposed objectives includes the selection of the ESM to
be analized, clarifying the 1st CEB program objectives articulation with the
National Curricula Competencies, and by elaborating the analisys instrument,
its validation and application.
In terms of the results, the study allows to understand the way the ESM
continuing information is approached, concerning the items that integrate the
analisys instrument.
The discussion of the collected data according with the six defined categories,
allows to understand that the ESM in analisys present some flaws in the matter
of their contribute to the promotion of life quality, although they contribute to
achieve the goals preconized by the 1st CEB normative documents. Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico