Autor(es):
Soutinho, Maria do Rosário Lopes
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1281
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação em ciências; Ensino das ciências; Educação ambiental; Biodiversidade; Ensino básico 1º ciclo
Descrição
Vivemos hoje numa sociedade marcada pelo crescimento de
conhecimentos científicos e tecnológicos que influenciam e determinam o
nosso quotidiano. Uma sociedade caracterizada pelo mudança e incerteza,
que alterou a nossa maneira de viver, de pensar, de nos relacionarmos uns
com os outros e de interpretar o mundo de que fazemos parte; mundo que o
ser humano tem vindo a degradar, arriscando a capacidade de regeneração do
Planeta e comprometendo as necessidades das gerações vindouras.
A Escola desempenha um papel privilegiado no desenvolvimento e
promoção de competências, susceptíveis de assegurar aos cidadãos um papel
activo, construtivo e responsável na evolução das sociedades.
O presente trabalho de investigação, desenvolvido no âmbito das
Ciências, na área da Biodiversidade – diversidade vegetal, tem como
objectivos: conhecer as ideias dos alunos do 1º CEB relativamente à
Biodiversidade e promover o desenvolvimento de competências relacionadas
com a Biodiversidade através da implementação de recursos didácticos, que
contribuam para atingir os objectivos da Educação Ambiental. Este estudo
enquadra-se numa metodologia de tipo investigação-acção em que a
investigadora é simultaneamente professora.
Após a definição do objecto de estudo, concebeu-se um instrumento de
análise que permitiu identificar as concepções dos alunos sobre a
Biodivesidade – diversidade vegetal. A identificação das suas ideias constituiu
o ponto de partida para a concepção de recursos didácticos sobre a
diversidade vegetal, orientados numa perspectiva de EPP, a serem
implementados numa turma do 4º ano de escolaridade. Tais materiais
incluíram actividades práticas, a serem implementados em AESA – Ambientes
Exteriores à Sala de Aula. A Reserva Botânica de Cambarinho, foi o contexto
real escolhido, para realizar as actividades, procurando promover o
desenvolvimento de atitudes favoráveis face ao Ambiente. Para se proceder à
avaliação dos recursos didácticos, recorreu-se aos registos dos alunos e ao
diário da professora/investigadora, assim como a uma reflexão crítica ao
conjunto das actividades realizadas.
Os resultados obtidos, na 1ª fase do estudo, evidenciaram que os alunos
consideram a Biodiversidade um tema interessante, revelando porém,
desconhecimento face à diversidade vegetal. Relativamente à 2ª fase, os
resultados evidenciaram aprendizagens alcançadas e promoção de
competências no âmbito das Ciências, referenciadas no Currículo Nacional do
Ensino Básico.
Poder-se-á afirmar que os materiais didácticos ampliaram o conhecimento dos
alunos acerca do meio natural envolvente, com particular incidência na
diversidade vegetal.
ABSTRACT: Today we live in a society marked by the growth and spread of scientific
na technologic knowledge which reflects itself in our daily life. We live in a
society marked by change and incertitude, which deeply affects the way we
live, think, relate to each other, and our believes concerning the world around
us. At same time, during the last decades, we have been destructing our
natural environment, in such a way that the Planet may not be able to renew its
natural resources, compromising the needs of future generations.
In this context, school has an important role to play, developing and
promoting the knowledge and awareness skills that citizens need to participate
in an active and responsible away in the society.
Based on these assumptions, this research on Science Teaching, more
specifically on the Biodiversity Area – plants biodiversity, has the following
objectives: (i) to know what primary students think about biodiversity (ii) to
promote the development of learning skills concerning Biodiversity, using
didactic materials which can contribute to achieve the overall objectives of
Environmental Education.
This research is based on a project work/ task based methodology in
which the teacher is, at the same time, the researcher. After defining the object
of study, it was conceived a research instrument to identify the student’s ideas
about biodiversity. The results showed that students think Biodiversity as an
interesting and important theme but they don’t know much about plants
diversity. The identification of the student’s thoughts and believes concerning
this topic was the starting point for the conception of the didactical resources.
These didactical resources were conceived for primary school students. They
include practical inter-disciplinary activities; to be implemented in AESAinformal
contexts outside the classroom - in the botanical Reserve of
Cambarinho.These activities took place in real contexts, in order to contribute
to develop positive attitudes toward an active Environmental Education. The
evaluation of the resources was based on the student’s reports, the teacherresearcher’s
journal and on a final critical reflexion about the process of
implementation of all the task based activities proposed.
The final results of this project showed the learning skills achieved,
according to the goals of the National Curriculum for Basic Education.
In fact, these didactical resources provided the students with a deep
knowledge and understanding oh their natural environment, specifically in what
plants biodiversity is concerned.