Autor(es):
Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1278
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Descrição
Face à importância crescente que se atribui às actividades de ensino não formal
na educação em ciências, às lacunas que existem na formação inicial e
continuada de professores e ao papel fundamental das instituições formadoras
de professores na mudanças desta realidade, concebeu-se o presente estudo
de cariz exploratório. Assim, foi nossa intenção averiguar o valor
educativo/formativo de actividades de ciências especialmente concebidas para
serem desenvolvidas em ambientes de ensino não-formal para alunos do 1º
Ciclo do Ensino Básico (CEB).
Para isso desenvolveu-se um conjunto de recursos didácticos com
orientação CTS sobre a temática “Materiais, objectos e suas propriedades”.
Estes recursos foram explorados pela investigadora em sessões para alunos
do 1º CEB acompanhados da respectiva professora. No total realizaram-se
cinco sessões que envolveram 100 alunos e as 5 professoras titulares das
turmas. As sessões tiveram todas a mesma orientação, salvaguardando-se a
especificidade própria de cada turma a qual mereceu atenção particular. Todas
as sessões foram videogravadas para posterior análise.
Com o objectivo de compreender qual o valor educativo/formativo que as
professoras atribuíram à sessão, não só para as crianças mas também para a
sua formação pessoal e profissional, realizou-se uma entrevista clínica semiestruturada
a cada professora. As entrevistas foram integralmente áudiogravadas,
transcritas e sujeitas a análise de conteúdo.
A análise dos dados recolhidos nas sessões de trabalho e nas entrevistas
permite concluir que as actividades desenvolvidas foram um momento muito
importante na formação profissional das professoras, pois contactaram com
estratégias de exploração de recursos didácticos inovadores, e tiveram
oportunidade de reconhecer o impacte da exploração com os alunos,
nomeadamente quanto ao interesse, curiosidade, motivação, entusiasmo e
empenho que provocaram, bem como as perguntas despoletadas. A nível
pessoal destacaram a oportunidade de desconstrução de algumas concepções
alternativas que possuiam sobre a temática.
O estudo sugere ainda que as instituições formadoras de professores
poderão utilizar a via aqui desenvolvida para validar recursos didáticos
produzidos, por exemplo em projectos de investigação, e promover a formação
continuada “não formal” de professores em Didáctica das Ciências.
ABSTRACT: The current exploratory study was designed taking into account the
growing importance conveyed to non-formal teaching activities in science
education, the existing gaps between initial and in-service teacher education,
and the key role of teacher training institutions in changing these situations.
Thus, it was our intent to assess the formative/educational value of activities in
sciences, specially conceived for non-formal teaching environments with
primary school pupils.
Therefore, a set of didactical resources was created, according to STS
approach, under the theme “Materials, objects and its properties”. These
resources were explored by the researcher in sessions with the pupils and their
teacher. In the whole, 5 sessions were held and videotaped for further analysis,
involving 100 students and their 5 teachers, accounting for the specificities of
each class.
Each teacher was interviewed, in order to understand the
formative/educational value they attributed to the session, not only for the
children, but also for their own personal and professional training. The semistructured
clinic interviews were fully audiotaped and transcribed, and
subjected to a contents analysis.
The data analysis evidences that the activities developed were a highly
important moment in the teachers’ professional training, since they dealt with
strategies to explore innovative didactical resources. They had also the
opportunity to recognize the result of this exploration with their pupils, namely in
the interest, curiosity, motivation, enthusiasm, commitment, and questions they
arouse. At a personal level the teachers highlighted the opportunity to
deconstruct some of their previous alternative conceptions on the theme.
The study further suggests that the teacher training institutions may use
this path to validate didactical resources, for instance conceived in research
projects, as well as to promote a “non-formal” continuous teacher education in
Didactics of Sciences.