Autor(es):
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1277
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Descrição
A integração comunicativa europeia passa pelo desenvolvimento das
competências comunicativas plurilingues e interculturais dos seus cidadãos,
sustentado por uma mobilidade física e on-line, usando o mundo virtual da
Internet, nomeadamente modalidades de comunicação síncrona.
Esta investigação tem como objectivo principal verificar se a integração de
chats, no processo de ensino-aprendizagem do inglês e do português como
línguas estrangeiras, oferece a possibilidade de desenvolver estas
competências em alunos universitários da Universidade de Yale e da Escola
Superior de Educação de Paula Frassinetti, incidindo a análise sobre os
processos de construção negociada das imagens das línguas em presença,
suas culturas, povos e aprendizagens.
Utilizando categorias de análise de orientação sociolinguística que foram
emergindo através do contacto com os dados, constituídos pela impressão de
três sessões de chat plurilingue que ocorreram no ano lectivo de 2003-2004,
foi possível evidenciar que os chatantes negoceiam essencialmente imagens
das línguas enquanto objecto de poder (funções e importância das línguas
num contexto sócio-politico) e cultural, reconstruindo também imagens das
línguas como objecto de ensino-aprendizagem e sócio-afectivo. Esta
negociação é feita através de processos de concordância, discordância e
dúvida, concretizados em actividades dialógicas de confirmação, reformulação,
expansão, pedido de esclarecimento, refutação e abandono do tópico, e
mobilizando recursos estratégicos próprios do chat (smileys, uso de
maiúsculas, repetições de grafemas, escrita fonética e interjeições) e
diferentes línguas (língua materna, língua estrangeira, mistura de línguas e
alternâncias).
Os resultados do estudo permitiram ainda identificar características do perfil do
cibercomunciador intercultural que podem ser exploradas e rentabilizadas em
estudos posteriores desta natureza. The European communicative integration depends on the development of
plurilingual and intercultural communicative competences of its citizens,
supported by a physical and online mobility, using the virtual world of the
Internet, namely synchronous communication forms.
The main purpose of this investigation is to verify if the integration of chats
within the teaching/learning process of English and Portuguese as foreign
languages offers the possibility of developing these competences in university
students from the University of Yale and from the School of Education Paula
Frassinetti. This analysis will take into consideration the processes of
negotiated construction of the images of languages in presence, their cultures,
people and learnings.
By using analysis categories of a sociolinguistic approach, which have
emerged through the contact with the data, set up by printing three plurilingual
chat sessions, occurred during the 2003-2004 school year, it was possible to
notice that the chatters essentially negotiate language images as object of
power (role and importance of languages in a social-political context) and
object of culture, as well as reconstruct images of languages as
teaching/learning and social-affective objects. This negotiation is made through
processes of agreement, disagreement and doubt, materialized in dialogical
activities of confirmation, reformulation, expansion, asking for elucidation,
refutation and topic abandonment, and mobilization of strategic chat resources
(smileys, usage of capital letters, repetition of graphemes, phonetic writing and
interjections) and different languages (mother tongue, foreign language,
mixture of languages and code-switching).
The results of the study still allowed the identification of the characteristics of
the intercultural cibercommunicator, which can be explored and made profitable
in future studies of this nature.