Autor(es):
Soigné, Christelle Marie Cardoso
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/12701
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Informação e Comunicação em Plataformas Digitais; Turismo cultural - Portugal; Meios de comunicação social - Turismo; Inovação tecnológica; Tecnologias da informação e comunicação; Dispositivos móveis; Tourism; Tourism 2.0; Smartphone; Tourism 2.0; Web 2.0; E-Tourism; Experiência turística; Media sociais; M-Tourism 2.0; Smartphone; Tourism 2.0; Web 2.0
Descrição
O turismo é uma das maiores indústrias do mundo que gera receitas muito
elevadas, sendo uma das principais áreas de atividade económica num
número alargado de países e, por isso, torna-se essencial prestar um serviço
eficiente e eficaz aproveitando, sempre que possível, as soluções e tendências
tecnológicas disponíveis. A utilização dos media sociais através dos
smartphones numa experiência turística vai acrescentar valor não só às
viagens dos utilizadores como também ao turismo em si, pois há uma troca de
experiências e opiniões entre todos os intervenientes.
A presente investigação tem por objetivo geral identificar as atividades
participativas realizadas por portugueses nos media sociais em smartphones
nas diversas fases de uma experiência turística em Portugal, ou seja, no antes,
no durante e no depois da mesma. Como hipóteses de investigação admite-se
que as atividades realizadas em media sociais, o tipo de media publicado e
partilhado da autoria do próprio utilizador e da autoria de terceiros e as
aplicações utilizadas em smartphones diferem consoante a fase da experiência
turística em que o utilizador se encontra. Assim, tornou-se essencial questionar
sobre quais as atividades que são realizadas por portugueses a nível de
partilha de informação através de smartphones numa experiência turística em
Portugal.
Apresenta-se uma análise e reflexão crítica sobre a importância da utilização
dos media sociais em smartphones numa experiência turística. Primeiro
procedendo-se a uma revisão do estado da arte sobre a problemática da
investigação tendo como base os conceitos chave definidos anteriormente,
para posteriormente fazer o estudo não só de aplicações portuguesas gratuitas
para smartphones que utilizam o sistema operativo Android e que de alguma
forma acrescentam valor a uma experiência turística de um utilizador, através
de uma grelha de observação, mas, também, o estudo da utilização dos media
sociais em smartphones numa experiência turística em Portugal, através de
um inquérito por questionário.
Um dos objetivos desta investigação é contribuir para o estudo e compreensão
das dinâmicas de interação, a nível da partilha de informação, que os
utilizadores mais recorrem nas diferentes fases de uma experiência turística e
obter indicações, que se esperam úteis, sobre boas práticas e estratégias que
podem ser adotadas por entidades turísticas com o objetivo de incluir os media
sociais nas suas atividades de marketing e comunicação. Tourism is one of the largest industries in the world and is a major source of
income in many countries and, as such, it should take advantage of the
advances in technology in order to improve efficient services in real time to
tourists, a necessity in this industry. The use of social media and user
participation via smartphones not only has lead to an enrichment of tourism
experiences but it has also added multilevel value to tourism itself, due to the
richness achieved in the exchange of opinions and experiences.
The intention of this doctoral thesis is to investigate the participatory activities
that take place by Portuguese in social media via smartphones before, during
and after stages of a tourism experience. As a research hypotheses it is
assumed that the activities in social media, the type of media published and
shared and the applications used via smartphones differs depending on the
stage of the tourism experience. Hence, the following research question was
defined: "What activities related with sharing information are performed via
smartphones before, during and after a tourism experience by Portuguese
tourists in Portugal?".
This document presents an analysis and critical reflection about the importance
of using social media via smartphones in a tourism experience. In order to
support this investigation we have made the necessary bibliographic revision
about those concepts. Then we have made two studies: a study about free
Portuguese applications for smartphones that use the Android operating
system and somehow add value to a tourism experience through an
observation grid; and, a study about the use of social media via smartphones
on a tourism experience in Portugal through a questionnaire survey.
As a result of this research it is expected to contribute to the understanding of
the dynamics and interaction of sharing information on the different stages of a
tourism experience and to obtain useful insights on good practices and
strategies that can be adopted by tourism entities with the purpose of including
social media in their communication and marketing activities on mobile devices. Doutoramento conjunto, em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais