Detalhes do Documento

Do contraponto ao pop/rock : um estudo de caso em A.T.C.

Autor(es): Tavares, Ana Ester Azevedo da Silva cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/12699

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino de música; Contraponto - Música; Linguagem musical; Análise musical; Técnicas musicais; Géneros musicais; Contraponto; Contraponto de espécies; cantus firmus pop/rock; A.T.C.; Fux; Pop/rock


Descrição
O presente trabalho propõe uma abordagem diferente e complementar ao ensino do contraponto de espécies, conteúdo lecionado nas escolas de música oficiais no 6º grau na disciplina de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.). Ao partir de um cantus firmus pop/rock ao invés de cantus firmi modais ou tonais, pretende-se que os alunos compreendam que o contraponto é uma técnica de composição que, embora seja centenária, tem aplicações transversais a vários estilos e géneros musicais da atualidade. The present document proposes a different and complementary approach to species counterpoint, which is taught in the official music schools on the 6th grade, in the subject of Analysis and Composition Techniques (A.T.C.). Using a pop/rock derived cantus firmus as a basis instead of the modal or tonal cantus firmi, we intend that the students understand that the counterpoint is a composition technique which, although it’s centenary, it has transversal applications to various musical styles and genres of the present day. Mestrado em Ensino de Música
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Carvalho, Sara
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia