Autor(es):
Santos, Sónia Gabriela Ferreira dos
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/12642
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação para a saúde; Desenvolvimento sustentável; Educação para a cidadania - Ensino básico 1º ciclo; Educação científica; Alimentação; Técnicas pedagógicas; Alimentação; Educação para a saúde; Orientação CTS; Ensino por pesquisa; Desenvolvimento sustentável; Cidadania; Literacia científica
Descrição
O presente trabalho, a concepção e implementação de uma sequência didática
de cariz CTS para alunos do 1.º CEB sobre alimentação no âmbito da
educação para a saúde, foi desenvolvido no intuito de dar resposta à
problemática dos lanches pouco saudáveis encontrada no contexto. Assenta
ainda na importância da educação em ciências para os primeiros anos de
escolaridade e a sua pertinência justifica-se pela atualidade e relevância do
tema. Foi suportado por pilares teóricos como a educação para o
desenvolvimento sustentável, cidadania e literacia científica, a orientação CTS
e a perspetiva do ensino por pesquisa, bem como a educação alimentar numa
perspetiva de educação para a saúde. Os seus objetivos passam por averiguar
qual o impacte do projeto de intervenção-investigação nas aprendizagens dos
alunos, assim como no desenvolvimento profissional da professorainvestigadora
que o concebeu e implementou,
A sequência didática incluiu estratégias e atividades diversificadas,
desenvolvidas ao longo de quinze sessões, tendo sido complementada pela
tabela dos lanches, onde se registaram e analisaram os lanches trazidos pelos
alunos da turma durante cinco semanas da implementação do projeto, assim
como pela dinamização do blogue da turma, envolvendo as famílias de forma
mais sistemática no mesmo.
Antes da implementação do projeto, realizou-se um inquérito por questionário,
de modo a caracterizar os hábitos alimentares dos alunos e dos seus
encarregados de educação. No final do mesmo, realizou-se ainda uma
entrevista de grupo semiestruturada aos alunos, assim como à professora da
turma, de modo a complementar a recolha de dados ao nível do impacte que
teve nas aprendizagens dos alunos.
Os dados recolhidos indiciam uma alteração nas aprendizagens dos alunos, ao
nível dos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, denotando-se uma
maior abertura no que toca ao conceito de alimentação saudável, passando os
alunos a encará-lo de forma mais abrangente e menos dicotómica; uma maior
capacidade para selecionar e avaliar escolhas de alimentos, fazendo-o de
forma sustentada e ainda a alteração dos comportamentos alimentares. Esta
última pode ser comprovada, não só pela análise da tabela dos lanches, assim
como pela avaliação da equipa de saúde do Centro de Saúde de Aveiro, que
considerou os lanches satisfatórios após a implementação do projeto. Em
relação à professora-investigadora que a concebeu e implementou foram
desenvolvidas competências enquanto profissional da educação, assim como
enquanto investigadora. Por fim, considerou-se ainda outra dimensão de
análise do projeto, a respeitante às famílias, observando-se que o impacte do
mesmo foi positivo e influenciou a forma como os pais lidam com a temática,
assim como as abertura que têm para a sua importância. This paper, the design and implementation of an instructional sequence CTS
orientated for Primary school students about food within the health education,
was developed in order to address the problem of unhealthy snacks found in
this context. It also draws attention to the importance of education in science
for the early years of schooling and its relevance is justified by the current
relevance of the topic. This study was grounded by theoretical pillars of
education for sustainable development, citizenship and scientific literacy, CTS
guidance and within the education through research framework, as well as
nutrition education in a perspective of health education.
Its objectives are to determine the impact of the project intervention-research
on student learning, as well as the professional development of the teacherresearcher
who conceived and implemented it. The didactic sequence included
strategies and diversified activities, developed over fifteen sessions. It was
complemented by the table of snacks, where snacks brought by the students in
the class for five weeks of project implementation were recorded and analyzed,
as well as the promotion of the class’s blog, involving families in a more
systematical fashion. Prior to the implementation of the project, a questionnaire
survey was carried out, in order to categorize the eating habits of students and
their parents. A debriefing took place in a semi-structured group interview
manner to students and the classroom teacher, to complement the data
collection in terms of the impact it had on student learning.
The data collected indicate a change in student learning, the level of
knowledge, skills, attitudes and values, denoting a greater openness with
regard to the concept of healthy eating, where students now embrace it in a
more comprehensive and less dichotomous nature; a greater ability to select
and evaluate food choices, making it sustainably and also the change in eating
habits. This may be verified not only by the assessment of the table of snacks,
as well as the assessment of the health team of the Health Centre of Aveiro,
which considered the snacks to be satisfactory following the implementation of
the project. Regarding the teacher researcher who conceived and implemented
it, skills were developed as a professional of education, as well as researcher.
Finally, another dimension of analysis of the project was considered,
concerning families, noting that the impact of it was positive and influenced the
way parents deal with the issue, as well as the open-mindedness they have
towards its importance. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico