Autor(es):
Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1259
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Tecnologia da comunicação; Televisão interactiva; Internet
Descrição
Um dos resultados mais imediatos de ver televisão é falar sobre o que se viu,
sobre o que se está a ver ou, mesmo, sobre o que se irá ver. A televisão tem,
assim, o potencial de actuar como elemento catalisador de comunicações
interpessoais, sendo, frequentemente, responsável pelo estabelecimento de
referenciais comuns, em torno dos quais as conversas se estabelecem.
Porém, este papel, que a televisão tradicionalmente tem desempenhado, pode
estar a ser alterado no actual cenário de fragmentação das audiências
televisivas, decorrente da crescente oferta de canais de televisão, e em
relação ao qual a transição para o domínio digital muito tem contribuído.
Esta situação, aliada à crescente adopção de novos dispositivos e novas
formas de comunicar, justificou a conceptualização, prototipagem e teste de
uma aplicação de televisão interactiva que permita suportar e facilitar a
comunicação entre telespectadores, tendo sido este o objectivo principal que
norteou o trabalho desenvolvido. A transposição tecnológica de interacções e
processos tradicionais de comunicação, que a aplicação assegura, teve por
finalidade permitir capitalizar o potencial da televisão como indutora de
conversas e contribuir para um possível incremento da frequência
comunicacional, podendo, porventura, reforçar processos que, potencialmente,
são promotores de sociabilidade. A globalização das redes, nas quais a
aplicação se suporta, associada às suas funcionalidades traduz-se num valor
acrescentado pois permite que um telespectador possa, por exemplo, manter
um discurso centrado no conteúdo televisivo, alertar outro telespectador para
algo relevante ou recomendar-lhe um determinado programa,
independentemente da sua localização geográfica.
A conceptualização da referida aplicação foi ancorada num conjunto de
pressupostos, resultantes da contextualização teórica efectuada, e traduziu-se
na definição dos principais requisitos funcionais, e respectivas soluções, que
se perspectivavam adequadas a atingir o propósito delineado.
O protótipo de alta-fidelidade desenvolvido apresentou-se como a melhor
estratégia para apresentar o modelo da aplicação a um grupo de utilizadores
piloto (diferenciados ao nível da literacia tecnológica), de forma a se poderem
avaliar as soluções funcionais identificadas (ao nível dos serviços e da
interface) e a determinar o respectivo grau de receptividade por parte de
potenciais utilizadores.
Os resultados obtidos permitiram responder aos objectivos específicos que
foram delineados, tendo sido, nomeadamente, possível validar a correcta
usabilidade do protótipo e a adequabilidade do modelo conceptual (e das
respectivas soluções funcionais) face ao objectivo principal da aplicação.
ABSTRACT: When a TV programme is broadcasted, people naturally talk about what
they’ve watched, are watching or are planning to watch. In this sense,
Television works as a promoter of interpersonal communication, often being
responsible for the creation of a common referential around which people
dialogue. However, this role that television has been playing so far might be
changing due to the fragmentation of television audiences, caused by an
increasing offer of TV channels strengthened by the transition to the digital
domain.
This situation, summed to the increasing adoption of new devices and
innovative ways of communication, gave rise to the conceptualization,
prototyping and testing of an interactive television application, which might
support and facilitate communication between viewers. This was the main idea
of the work developed throughout this thesis.
The technological transposition of interactions and traditional processes of
communication (which the application guarantees) was aimed at the purpose of
capitalizing the television potential as a means of interchange of thoughts and
opinions, as well as promoting sociability.
Globalization of networks (in which the application supports itself) together with
its functionalities, means a real value because it allows a viewer to keep a
conversation centred on a certain TV content, alert another viewer to
something relevant or suggest him/her a certain programme from virtually any
part of the world.
Through the conceptualization of the application (based on a set of
assumptions, which were a result of the theoretical contextualization carried
out) was possible to define the main functional requirements and related
solutions, in order to achieve the planned purposes.
The high fidelity prototype developed presented itself as the best strategy to
demonstrate the model of the application to a group of pilot users
(distinguished by their level of technological literacy), so that the identified
functional solutions, in terms of services and interface design, could be
evaluated. It also helped determine the level of receptivity of the potential
users.
The final results made it possible answer the specific objectives that were
previously drawn, thus making it possible to validate the usability of the
prototype and the adequacy of the conceptual model (together with its
functional solutions) towards the main goal of the application. Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação