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Olivier Messiaen e o Livre su Saint Sacrement : estudo analítico e estilístico

Autor(es): Mota, António José Marques de Sá cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1255

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Análise musical - Teses de doutoramento; Música para orgão


Descrição
O presente trabalho analisa nas vertentes estilísticas e composicionais, entre outras considerações e enquadramentos, uma obra específica – o Livre du Saint Sacrement, para Órgão - de um dos mais importantes compositores do séc. XX: Olivier Messiaen. Nascido em França em 1908 (morte em 1992), Olivier Messiaen deixou uma enorme influência no campo da composição musical, e em particular no repertório para Órgão. O Livre du Saint Sacrement foi a última obra escrita por Messiaen para Órgão, sendo também a maior obra em existência no repertório deste instrumento. Paralelamente, na presente tese faz-se um levantamento dos elementos de linguagem de Messiaen, assim como do uso estilístico dos mesmo, tendo em vista uma sistematização de um método de análise de todas as suas obras, mormente as tardias, mais complexas. ABSTRACT: In this work an analysis is made about the Livre du Saint Sacrement, for organ, composed by one of the most important figures of the XXth century music: Olivier Messiaen. Born in France in 1908 (death in 1992), Olivier Messiaen has been of great influence in music composition, namely for the organ. The Livre du Saint Sacrement was the last piece Messiaen wrote for organ, and it’s the biggest work in existence for this instrument. Also in this work, a survey is made of all elements of Messiaen’s language, and the stylistic use of those elements, in order to establish a method for analysing his latter works. Doutoramento em Música
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Oliveira, João Pedro de
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