Autor(es):
Mota, António José Marques de Sá
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1255
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Análise musical - Teses de doutoramento; Música para orgão
Descrição
O presente trabalho analisa nas vertentes estilísticas e composicionais,
entre outras considerações e enquadramentos, uma obra específica – o
Livre du Saint Sacrement, para Órgão - de um dos mais importantes
compositores do séc. XX: Olivier Messiaen. Nascido em França em 1908
(morte em 1992), Olivier Messiaen deixou uma enorme influência no campo
da composição musical, e em particular no repertório para Órgão. O Livre du
Saint Sacrement foi a última obra escrita por Messiaen para Órgão, sendo
também a maior obra em existência no repertório deste instrumento.
Paralelamente, na presente tese faz-se um levantamento dos elementos de
linguagem de Messiaen, assim como do uso estilístico dos mesmo, tendo
em vista uma sistematização de um método de análise de todas as suas
obras, mormente as tardias, mais complexas.
ABSTRACT: In this work an analysis is made about the Livre du Saint Sacrement, for organ,
composed by one of the most important figures of the XXth century music:
Olivier Messiaen. Born in France in 1908 (death in 1992), Olivier Messiaen has
been of great influence in music composition, namely for the organ. The Livre
du Saint Sacrement was the last piece Messiaen wrote for organ, and it’s the
biggest work in existence for this instrument. Also in this work, a survey is
made of all elements of Messiaen’s language, and the stylistic use of those
elements, in order to establish a method for analysing his latter works. Doutoramento em Música