Author(s):
Castro, Isabel
; Miguel, Ana
; Lanna, Flávia Duarte
; Duarte, Alexsander
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12516
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Música; Identidade; Lusofonia; Lugar; Music; Identity; Lusofony; Place
Description
A construção de identidades é um processo que manifesta uma forma de estar no mundo em permanente movimento. Este movimento de pessoas entre o rural e o urbano ou entre o local de origem e o local de acolhimento estabelece e define a autenticidade do universo musical com a “música que nos torna diferentes das outras pessoas” (Stokes 1994).
A partir do triângulo Portugal, África, Brasil, procuraremos abordar os conceitos de música e identidade e apresentaremos quatro trabalhos, sendo dois estudos de caso e dois trabalhos com pesquisa de campo a desenvolver, em lugares geográficos diferentes, contextos distintos, mas que têm em comum a cultura e a língua portuguesa que, como elemento colonizador, associou-se às culturas nativas resultando assim identidades culturais distintas.
A primeira parte do artigo reflecte sobre as pontes atlânticas e sobre identidades musicais, em Portugal, Cabo Verde e Moçambique, em contextos migratórios e no vai e vem entre o espaço de acolhimento e o espaço de origem. A segunda parte do artigo aborda a relação da construção de identidades numa cidade “inventada” e a tentativa de reconstrução de um imaginário rural no espaço urbano. Identities construction is a process that expresses
a way of being in the world in constant
motion. This movement of people between rural and u
rban or between the place of origin and
the local host establishes and defines the authenti
city of the musical universe with “the music
that makes us different from the others” (Stokes 19
94).
From the triangle Portugal, África and Brazil, we w
ill try to approach the concepts of music and
identity and we will present four articles. Two art
icles are case studies and the other two are
studies with field research. Although this four stu
dies are being developed in different
geographical locations and different contexts, they
have in common culture and portuguese
language which, as colonizer, connected to the nati
ve cultures thus resulting in different cultural
identities.
The first part of the article reflects on the Atlan
tic bridges and on musical identities in Portugal,
Cape Verde and Mozambique, in migratory contexts an
d in back and forth between local host
and the place of origin. The second part of article
discusses the relationship of identity
construction in an “invented” city and the attempt
to reconstruct a rural imaginary in an urban
space.