Autor(es):
Pereira, Marco Joaquim Tavares Alves Pereira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1242
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Análise musical; Interpretação musical; Linguagem musical; Música para guitarra; Música para flauta
Descrição
Este estudo incide sobre o repertório para flauta e guitarra do compositor
Fernando Lopes-Graça, e justifica a sua interpretação à luz do percurso do
autor enquanto compositor, intérprete, crítico e ser humano.
Começámos por delinear um perfil estético do compositor, cuja identidade se
caracteriza por um comportamento interventivo como resposta às políticas
nacionais da época, vincada pelo recurso às fontes rústicas como meio de
expressão musical. Seguidamente, delineámos as causas que estiveram na
génese das obras para flauta e guitarra, compreendendo-as a partir da relação
do compositor com o seu intérprete. Finalmente, analisámos o conteúdo
musical e poético presente nas fontes das Melodias Rústicas Portuguesas –
IVº caderno, estabelecendo um quadro sonoro e estético para as regiões de
origem de cada uma das suas melodias, de maneira a definirmos novas
opções interpretativas.
Fundamentar um percurso interpretativo, despertar futuras abordagens e
investigações que possam contribuir para o aprofundamento da vida e obra de
Fernando Lopes-Graça, assim como, dar a conhecer o repertório para flauta e
guitarra do compositor, são os principais objectivos deste estudo.
ABSTRACT: This study focuses on the repertoire for flute and guitar of the composer
Fernando Lopes-Graça and it justifies his interpretation taking into account the
author as a composer, an interpreter, a critic and a human being.
We have begun by outlining the composer’s aesthetic profile, whose identity is
characterised by interventionist behaviour in response to the national policies of
the time, and influenced by the use of rustic sources as a means of musical
expression. Then, we have outlined the causes which led to the genesis of
works for flute and guitar, understanding them by taking into consideration the
composer's relationship with his interpreter. Finally, we have examined the
musical and poetic contents which are part of the sources of Portuguese Rustic
Melodies - IVth book, establishing a resonant and aesthetic framework for the
regions of origin of each of these melodies, in order to define new interpretative
options.
Supporting an interpretative path, raising future approaches and investigations
in order to deepen the knowledge of the life and work of Fernando Lopes-
Graça, as well as raising awareness of the repertoire for flute and guitar of this
composer, are the main objectives of this study. Mestrado em Música