Author(s):
Ferreira, Sónia de Almeida
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12336
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão da informação; Tecnologias da informação e comunicação - Pessoas idosas; Usabilidade; Qualidade de vida; Cidadão Sénior,; Tecnologias de Informação e Comunicação,; Autoconceito; Ânimo; Qualidade de Vida; Email; Usabilidade; Comunidade Online
Description
Perante uma sociedade em célere envelhecimento demográfico e permanente avanço
tecnológico, justifica-se a aposta em estudos que potenciem a ação comunicativa e a
diminuição do isolamento social decorrente das perdas biopsicossociais associadas à
idade sénior.
Esta tese possui quatro objetivos de estudo: i) pretende-se investigar qual é o impacto
da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no autoconceito
(AC), no ânimo e na qualidade de vida (QV) de um grupo de seniores; ii) perceber se
existe e qual a relação entre as variáveis independentes sexo, idade, estado civil,
escolaridade, profissão, IPSS, regime de frequência, tempo na IPSS, orientação para
frequentar a IPSS, visita de familiares e visita de amigos e as variáveis dependentes
AC, ânimo, QV e respetivos fatores e domínios, nos momentos de pré e pós-teste; iii)
perceber se a sua participação no processo de conceptualização de um serviço de
comunicação assíncrona, email, influencia a sua usabilidade ao nível das
componentes eficácia, eficiência e satisfação; iv) e sugerir a componente política da
comunidade online sénior em desenvolvimento no âmbito do Projeto SEDUCE.
Para o desenvolvimento do estudo estabeleceram-se parcerias com quatro Instituições
Particulares de Segurança Social do concelho de Aveiro, integradas no âmbito do
projeto SEDUCE. Os instrumentos utilizados para a avaliação do autoconceito, do
ânimo e da qualidade de vida foram o Inventário Clínico de Auto-Conceito, a Escala de
Ânimo do Centro Geriátrico de Philadelphia e a Escala de Qualidade de Vida da
Organização Mundial de Saúde WHOQOL-Bref, respetivamente. No processo de
conceptualização do serviço de email e da componente política da comunidade online
utilizou-se a observação participativa e o contextual design.
O estudo envolveu a participação de 42 seniores distribuídos por duas condições
experimentais: 22 seniores do grupo experimental utilizaram as TIC duas vezes por
semana (em sessões de 90 minutos cada, num total de 80 sessões) e 19 seniores do
grupo de controlo passivo não experimentaram qualquer intervenção. Para a avaliação
das variáveis psicossociais realizaram-se dois momentos de avaliação, antes e depois
de 11 meses de intervenção, de Agosto de 2011 a Julho de 2012.
Ao longo das sessões de envolvimento com as TIC observou-se que os seniores
apresentam, continuamente, dificuldades em: manipular o rato e percecionar a sua
ação no monitor; fazer a distinção entre teclas (enter, spacebar, delete, caps lock entre
outras); em utilizar duplas teclas para colocar pontuação e acentuação; iniciar
atividades no Microsoft Office Word; selecionar a informação disponibilizada em
motores de pesquisa; perceber quais as zonas clicáveis; falta de confiança em efetivar
ações; receio em iniciar nova atividades, pela falta de conhecimento e pelo medo de
errar; memorizar endereços de email e passwords; e dar continuidade às tarefas. Na
utilização do serviço de email consideram importante receber resposta quando enviam
uma mensagem, assim como responder sempre aos remetentes; raramente colocam
assunto nas mensagens; e expressam grande satisfação ao receber mensagens de
familiares e/ou amigos. O processo de desenvolvimento de serviços com a
participação ativa dos seniores revela-se exequível mas é necessário adaptar as
práticas: os processos devem ser iterativos; evitar linguagem formal; clarificar o
objetivo; deixar os seniores pensar em voz alta; dar-lhes tempo; mantê-los focados e
não conduzi-los nas tarefas.
Os resultados sugerem que houve aumento significativo do domínio físico da qualidade
de vida do grupo experimental. Os participantes que exprimiram maiores níveis de
satisfação ao utilizar as TIC apresentam uma perspetiva mais positiva sobre a
maturidade psicológica e menos solidão e insatisfação. No grupo experimental e no
grupo de controlo passivo verificam-se relações entre as variáveis independentes e as
variáveis dependentes, quer no momento de pré-teste como de pós-teste. Conclui-se
que a participação dos seniores no processo de conceptualização do serviço de email
permitiu fomentar a componente eficácia da usabilidade mas não a satisfação ao
utilizar o mesmo. Os resultados sobre a eficiência são inconclusivos. Sobre a
componente política os seniores validam a existência de termos de utilização que
orientem o comportamento de todos os utilizadores, assim como de uma política de
privacidade. A área de registo proposta é adequada ao utilizador sénior. Faced with a rapidly ageing society and in constant technological progression, studies
focused on fostering communicative action and reducing social isolation, associated to
seniorsʼ biopsychosocial losses, have become relevant.
This thesis has four objectives: i) it intends to study the impact of the use of Information
and Communication Technologies (ICT) on a group of seniors' self-concept, mood and
quality of life; ii) understand whether there is and what is the influence of the independent
variables gender, age, marital status, education, professional occupation, frequency
scheme, time in IPSS, guidance to the institution, and family and friendsʼ visit and the
dependent variables self-concept, mood, quality of life, and its inherent factors and
domains, in pre and post-test; iii) understand if older adults participation on the
conceptualization of an asynchronous communication service, email, influences its
usability concerning the components effectiveness, efficiency and satisfaction; and iv)
create the online community policy that comes under the project SEDUCE.
For this doctoral work, four partnerships were established with four day-care centres
from Aveiro, in the context of the research project SEDUCE. The instruments used in the
evaluation of seniors' self-concept, mood, and quality of life were the Clinical Inventory of
Self-concept, the Philadelphia geriatric center morale scale, and the WHOQOL-Bref
Quality of Life Scale, respectively. In the process of email and policy component
conceptualization we used the participative observation and contextual design methods.
The study involved the participation of 42 older adults, distributed in two conditions – 22
older adults in the experimental group used ICT, twice a week (each session of 90
minutes), and 19 older adults in the passive control group had no intervention. Two
evaluation moments were held, before and after 11 months of intervention, from August
2011 to July 2012.
During the sessions of involvement with ICT it was observed that the seniors have
continuous difficulties: manipulating the mouse and perceiving their action on the
monitor; making the distinction between keys (spacebar and delete key; caps lock key);
use double keys to place punctuation and accentuation; initiating activities in Microsoft
Office Word; selecting the search information in search engines; perceiving the clickable
areas; lacking confidence in effect actions; fear to start new activities, fear of making
mistakes memorizing email addresses and passwords; and giving continuity to tasks.
When using email services, seniors consider important to obtain a response to the
messages sent, and to respond to all received messages, expressing great satisfaction
when receiving messages from relatives and/or friends. The difficulty identified when
using the email, was that seniors rarely write the subject of the messages. The active
participation of seniors in the development of services revealed to be possible but also
necessary to adapt the methods used: the process should be iterative; need to avoid
formal language; need to clarify the goal of the activity, let seniors think aloud and give
them time to perform the activity; keep them focused and do not drive them in the tasks.
Results suggest that in the experimental group the physical domain of quality of life had
a significant increase. The participants who expressed greater satisfaction when using
ICT present a more positive perspective on the psychological maturity and less
loneliness and dissatisfaction. In experimental group and passive control group there are
relationships between the independent and the dependent variables, either at pre-test
and post-test. We conclude that the seniors' participation in the development of the
asynchronous communication service fostered the effectiveness component of its
usability, but not the satisfaction in its context of use. The results regarding efficiency are
inconclusive. Concerning the political component seniors validate the existence of terms
of use that guide the behavior of all users, as well as a privacy policy that ensures
confidentiality and security. The registration area proposed is appropriate for the senior
user. Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais