Author(s):
Oliveira, David Manuel Duarte
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12301
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação multimédia - Teses de mestrado; Sapo Campus; Redes sociais; Papel da escola; Papel dos professores
Description
A proliferação das redes sociais tem facilitado o acesso à informação e
a forma como se comunica e colabora. As escolas devem acompanhar
esta tendência e não se podem afastar desta realidade. Nesse sentido,
devem realizar esforços com o intuito de as integrar no seu dia a dia,
nomeadamente no dos seus estudantes.
Esta investigação teve como objeto o processo de apropriação e
utilização das ferramentas de uma rede social, denominada SAPO
Campus, em contexto de escola, por parte dos alunos, assim como a
avaliação das ferramentas que a plataforma disponibiliza.
Para esse efeito, e com o propósito de caraterizar os estudantes e
perceber como estes usam as ferramentas da plataforma foi conduzido
um estudo em que duas turmas realizaram atividades no âmbito do
programa das disciplinas com recurso às ferramentas do SAPO
Campus. Posteriormente, foram recolhidos dados através da aplicação
de um inquérito por questionário que permitiu fazer a caraterização dos
alunos, bem como perceber quais as funcionalidades que estes mais
usam nas redes sociais em geral e na rede social em estudo. Foi ainda
efetuada uma entrevista para perceber melhor as questões da
apropriação pois estas são bastante subjetivas e difíceis de avaliar com
dados quantitativos. Os logs de utilização da plataforma também foram
analisados.
Os dados foram ainda analisados com o intuito de compreender se a
abordagem pedagógica do professor influenciaria a forma como os
alunos usam as redes sociais e se apropriam das suas ferramentas e
ainda se o perfil dos alunos também teria influência nas características
dessa apropriação.
Os resultados obtidos demonstram que um elemento essencial na
utilização das ferramentas das redes sociais é o próprio professor, uma
vez que é um agente que pode potenciar a utilização destas pelos
alunos. Um outro resultado relevante sublinha que o perfil dos alunos
influencia a forma como estes utilizam a plataforma. Concluiu-se ainda
que as ferramentas mais valorizadas pelos alunos na plataforma são os
grupos e os blogs e que a ferramenta que os alunos mais gostariam de
ver implementada seria uma aplicação de conversação instantânea.
Em relação à questão principal do estudo – Como é que os alunos se
apropriam das ferramentas do SAPO Campus? – obtiveram-se
resultados interessantes de utilização das ferramentas e, muito embora
a resposta não possa ser conclusiva, concluiu-se que a aposta na
utilização deste tipo de plataformas nas escolas pode trazer benefícios
ao processo de formação dos alunos. Social network proliferation has facilitated the access to information and
the way we communicate and collaborate. Schools should follow this
trend and embrace this reality. In this sense, they must make efforts in
order to integrate them in their daily routine, particularly in their
students’.
This research focuses on the process of appropriation and use of the
tools of a social network, called SAPO Campus, used within school
context, as well as on the evaluation of the tools that this network offers.
To get to this objective and in order to characterize the students and see
how they use the tools of SAPO Campus, a collection and analysis of
data were carried out through a questionnaire that allowed not only the
characterization of students but also to realize which features they use
the most in general in social networks and in the social network under
study. An interview was also made for better understanding of the
issues of ownership, as these ones are quite subjective and difficult to
evaluate with quantitative data. The logs of the platform were also
analyzed. Subsequently, based on this information, the data was
processed and the results analyzed.
After completed all stages of research, the results were analyzed in
order to understand if a pedagogical approach from the teacher
influences how students use social networks and appropriate these
networks, and if the profile of students also has an influence on the
characteristics of such appropriation.
In this study the results show that an essential element in the use of
social networking tools is the teacher as he may promote the use of
these by the students. Another result is that both the profile of the
teacher and the students may influence how they use the platform. It
was also concluded that the most important tools of the platform are
groups and blogs and the tool that students consider most important to
be implemented is the instant conversation tool. As for the subject of
study - How do students take ownership of the tools of the SAPO
Campus? –interesting results were obtained from the use of these tools
and although the answer cannot be conclusive, betting on such
platforms in schools can bring benefits to the training process. Mestrado em Comunicação Multimédia
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel; Santos, Carlos Manuel das Neves