Author(s):
Pereira, Andreia Filipa Sousa
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12274
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino da música; Técnicas instrumentais; Oboé; Processo de aprendizagem; Lesões: Prevensão; Exercício físico
Description
O presente trabalho apresenta uma investigação que poderá fornecer um
manual orientador que sirva de guia aos estudantes dos conservatórios,
academias e outras escolas de música, com paralelismo pedagógico,
compreendendo o percurso do 1º ao 8º grau, ou final do complementar, onde
serão abordadas de uma forma que se pretende clara, objectiva e simples,
noções importantes sobre o aquecimento físico e instrumental, assim como os
músculos mais usados na execução do instrumento e as possíveis lesões que
se podem causar não fazendo devidamente o aquecimento. Este trabalho não
pretende ser uma fonte enciclopédica sobre esta temática, mas sim uma base
de informação credível e responsável, que preencha o vazio da inexistência de
um manual escrito em português, que contenha esta informação que
normalmente um oboísta precisa e procura durante o seu percurso académico.
Os participantes deste estudo foram seis alunos dos conservatórios da
Guarda, Fátima e Maia, que incluíram no seu estudo diário vários exercícios de
aquecimento físico e instrumental. O objetivo foi saber se teriam mais
resistência e se sentiriam mais relaxados a tocar fazendo estes exercícios.
Recolheu-se também para análise a opinião de alguns oboístas sobre a
importância do aquecimento e de que maneira o fariam.
A recolha de dados foi feita através de observação direta e de um questionário
aos alunos participantes. A análise dos resultados obtidos dá conta de uma
evolução positiva, verificando-se uma significativa melhoria de todos os alunos
relativamente à sua resistência e à sua performance. The following work presents an investigation that may become a guiding
reference to conservatory academics and other music schools students with
similar pedagogical characteristics, from the 1st grade to the 8th grade, on the
complementary teaching. This work will reflect important notions, in a clear
simple and objective way, of physical and instrumental warm up, the most used
muscles when we play an instrument, as well as the possible injuries that can
occur if we don’t warm up properly. This work is not an encyclopedia source
about this theme, but a basis of trustful and responsible info which fulfills the
non-existence of a Portuguese guidebook on this matter, which an oboist
normally needs and looks for during his academic path.
Six conservatory students, from Guarda, Fátima and Maia, were the
participants of this study. They included on their daily study, several physical
and instrumental warm up exercises. The main goal was to know/learn if they
had more resistance and if they felt more relaxed when playing after having
warmed up. We also gathered to further analysis the opinion of oboists, about
the importance of the warm up and the way it was done.
The data collection was made through direct observation and a questionnaire
to all the students. Its analysis allows us to conclude that the evolution was
positive and that there was a significant improvement of all the students
regarding their resistance and performance. Mestrado em Ensino de Música