Author(s):
Maia, Inês Isabel Vizinho da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12251
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Design - Teses de mestrado; Artesanato; Etnografia; Identidade cultural
Description
O Craft-Design, produção manual de objetos tendo em vista uma
função (Ihatsu, 1997, p.300), articula-se na relação do craft -
técnicas artesanais - e design associados. Estas entidades
configuram uma área que se encontra em expansão, sendo, cada
vez mais, alvo de diversos estudos por parte de uma comunidade
científica e académica diversificada proveniente, por exemplo,
das áreas da antropologia, economia e sociologia. No entanto,
existe, ainda, uma larga indefinição sobre o significado e sentido
da designação Craft Design, no contexto Português, que importa
clarificar.
Quando se discute sobre craft-design no ambiente académico
(Hobbis, 1997; Thompson,1997; Ihatsu,1997;Thomas,1997;
Stenros, 2002; Latouche,2011), são frequentemente lançadas
questões que se debruçam sobre o caráter abrangente do tema:
porque se atribui valor às manualidades e artesanatos (Hobbis,
1997)? Qual a importância destas na construção e preservação
das identidades locais? Qual o papel do craft-design na economia?
Como pode ser definido o que é o craft em relação à arte e
ao design? (Ihatsu,1997) Em que pontos estas três áreas se
fundem e o que é que as distingue? Qual a importância da história
oral e das histórias de vida no desenvolvimento de novos produtos,
através das técnicas artesanais (Thompson, 1997;
Appadurai,1986; Miller, 2010)?
Neste trabalho, estabelecem-se relações entre diferentes perspetivas,
definições e abordagens do craft design, percebendo-se as
suas convergências. Propõe-se um modo de identificar elementos
caracterizadores que possam constituir referências de análise de
objetos, no contexto do Craft Design.
Para um melhor entendimento do Craft Design para lá da fisicalidade
dos objetos, este trabalho explora também os ‘diálogos’
(Miller, 2010) entre o ser humano e os artefactos, facilitando a
compreensão de como fazemos as coisas, na medida em que as
coisas nos fazem, também, a nós.
Pensando no contexto Português, este trabalho articula
conhecimento de ordem teórica e prática, relacionado com o Craft
Design, no sentido de contribuir de forma crítica e reflexiva para a
valorização das perspetivas que sobre ele existem.
resumo
palavras-chave Craft-design, tecnicidade, manualidades, etnografia, identidade local. The Craft- Design — manual production of objects serving a
purpose (Ihatsu, 1997, p.300), articulates the relationship of craft
— craft techniques — and associated design. These entities
englobe an area that is expanding, being, more and more, the
focus of many studies by a diversified scientific and academic
community, for areas like anthropology, economy and sociology.
However, there is still a large uncertainty about the meaning and
significance of the Craft-Design designation, in the Portuguese
context, that is important to clarify.
When discussing craft-design in the academic environment
(Hobbis, 1997, Thompson, 1997; Ihatsu, 1997; Thomas, 1997;
Stenros, 2002; Latouche, 2011), there are often questions that lean
on the comprehensive nature of the subject: because it assigns
value to handicrafts and craft? What is the significance of these in
the construction and preservation of local identities? What is the
role of craft-design in the economy? What can be defined as craft
in relation to art and design? At what point do these three areas
meet and what differentiates them? What is the importance of oral
history and life stories (Thompson, 1997) in the development of
new products using traditional techniques?
In this work, we establish relations between different perspectives,
definitions and approaches of craft-design, listening to their
convergences. It's proposed to create a method to identify
characteristic elements that can be identified as an object search
reference, in the Craft-Design context.
For a better understanding of the Craft-Design, beyond the
physicality of objects, this paper also explores the “dialogues”
(Miller, 2010) between human beings and their artifacts, facilitating
the understanding of how we do things, as things also make us.
Thinking in the Portuguese context, this paper articulates both
theoretical and practical knowledge related to the Craft-Design, as
a way of uncovering some evidence already emerged and,
ultimately, to contribute, in a critical and reflective way, to the
enlargement, enrichment and appreciation of the perspectives that
exist about it.
abstract
keywords Craft-design, technicality, handicrafts, local identity, ethnography. Mestrado em Design