Author(s):
Santos, João Neto dos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12221
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação multimédia; Comunicação da informação; Jornalismo - Televisão; Vídeo on demand; Televisão interactiva
Description
A problemática desta dissertação centra-se, particularmente, nos benefícios
que a interatividade disponibiliza na perspetiva da transmissão de conteúdos
informativos e, também, na forma como os espectadores se podem relacionar
com esses mesmos conteúdos. Neste âmbito, importa estudar detalhadamente
as especificidades e características da interatividade em televisão, com
enfoque na informação jornalística, desenvolvendo uma base teórica robusta
que alavanque a formulação de respostas válidas à pergunta de investigação
levantada.
A partir de uma revisão bibliográfica consistente, foi realizado um estudo
exploratório, de uma primeira proposta de solução, no qual foi conceptualizado
e implementado um protótipo de baixa-fidelidade permitindo a análise e
discussão, do conceito associado, por parte de um grupo de indivíduos
relevantes para o estudo. A sessão de Focus Group, inerente a este estudo
exploratório, sugeriu resultados e conceitos relevantes para o desenvolvimento
de um novo produto interativo que procura responder às necessidades dos
utilizadores, com especial atenção para os conteúdos informativos.
Após o desenvolvimento, subsequente, de um produto interativo mais
consistente, procedeu-se a uma avaliação do mesmo, através de sessões de
testes junto de potenciais utilizadores-alvo deste artefacto multimédia, com o
objetivo validar os conceito. Corroborando assim as noções adquiridas sobre
aplicações interativas para informação, as necessidades dos telespectadores e
apresentação gráfica dos conteúdos. This thesis focuses in the interactivity benefits regarding informative contents
transmission and the relation between the audiences and the informative
contents. In this context it is of major importance to study in detail the
characteristics of interactivity in television with emphasis on journalistic
information, starting by the state of art that supports the answers formulation for
the question emerged by the investigation.
Based on a consistent literature review, it was made an exploratory study of the
first proposed solution in which was conceptualized and implemented a lowfidelity
prototype, that enabled an analyses and discussion about the
associated concept in a Focus Group session. This Focus Group session
suggested relevant results and concepts to the development of a new
interactive product that aims to respond to the users necessities, with special
attention on the informative contents.
The final phase involved the development of a more consistent interactive
product that was tested by potential users with the objective of concepts
approval. Therefore, the ideas of obtained knowledge about interactive
applications for information, users necessities and graphic representation of
contents were validated. Mestrado em Comunicação
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de; Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da