Document details

A informação jornalística na televisão: as potencialidades da interatividade

Author(s): Santos, João Neto dos cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/12221

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Comunicação multimédia; Comunicação da informação; Jornalismo - Televisão; Vídeo on demand; Televisão interactiva


Description
A problemática desta dissertação centra-se, particularmente, nos benefícios que a interatividade disponibiliza na perspetiva da transmissão de conteúdos informativos e, também, na forma como os espectadores se podem relacionar com esses mesmos conteúdos. Neste âmbito, importa estudar detalhadamente as especificidades e características da interatividade em televisão, com enfoque na informação jornalística, desenvolvendo uma base teórica robusta que alavanque a formulação de respostas válidas à pergunta de investigação levantada. A partir de uma revisão bibliográfica consistente, foi realizado um estudo exploratório, de uma primeira proposta de solução, no qual foi conceptualizado e implementado um protótipo de baixa-fidelidade permitindo a análise e discussão, do conceito associado, por parte de um grupo de indivíduos relevantes para o estudo. A sessão de Focus Group, inerente a este estudo exploratório, sugeriu resultados e conceitos relevantes para o desenvolvimento de um novo produto interativo que procura responder às necessidades dos utilizadores, com especial atenção para os conteúdos informativos. Após o desenvolvimento, subsequente, de um produto interativo mais consistente, procedeu-se a uma avaliação do mesmo, através de sessões de testes junto de potenciais utilizadores-alvo deste artefacto multimédia, com o objetivo validar os conceito. Corroborando assim as noções adquiridas sobre aplicações interativas para informação, as necessidades dos telespectadores e apresentação gráfica dos conteúdos. This thesis focuses in the interactivity benefits regarding informative contents transmission and the relation between the audiences and the informative contents. In this context it is of major importance to study in detail the characteristics of interactivity in television with emphasis on journalistic information, starting by the state of art that supports the answers formulation for the question emerged by the investigation. Based on a consistent literature review, it was made an exploratory study of the first proposed solution in which was conceptualized and implemented a lowfidelity prototype, that enabled an analyses and discussion about the associated concept in a Focus Group session. This Focus Group session suggested relevant results and concepts to the development of a new interactive product that aims to respond to the users necessities, with special attention on the informative contents. The final phase involved the development of a more consistent interactive product that was tested by potential users with the objective of concepts approval. Therefore, the ideas of obtained knowledge about interactive applications for information, users necessities and graphic representation of contents were validated. Mestrado em Comunicação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de; Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU