Detalhes do Documento

Monitorização do impacto de notícias nas redes sociais : proposta, implementaçã...

Autor(es): Leite, Nelson Tiago Azevedo cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/12160

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Comunicação multimédia - Teses de mestrado; Redes sociais; Serviços Web - Universidade de Aveiro; Segurança de dados - Monitorização


Descrição
Esta dissertação apresenta e descreve os resultados bem como todo o processo de desenvolvimento de uma investigação que tem por objetivo a conceção, prototipagem e validação de uma aplicação web destinada a monitorizar o impacto de um conteúdo publicado nas redes sociais (Facebook e Twitter). A investigação foi aplicada ao caso concreto do Jornal Online da Universidade de Aveiro, com o objetivo de fundamentar a tomada de decisão relativa à gestão (manutenção e/ou destaque) das notícias por parte dos gestores do referido jornal. Os resultados encontrados mostram as características que uma aplicação de monitorização do impacto de um conteúdo publicado nas redes sociais deve ter, centradas especificamente ao caso já referido, bem como a aceitação e validação por parte de um potencial público-alvo. Foram apontados assim alguns contributos para um modelo para gestão de notícias do Jornal Online da UA e para a adequação da ação de manutenção desempenhada pelos respetivos gestores. This paper presents and describes the results and the whole process of developing a research that aims to design, prototype and validate a web application designed to monitor the impact of content posted on social networks (Facebook and Twitter). The research was applied to the case of the Online Journal of University of Aveiro, in order to support decision making on the management (maintenance and / or highlight) of the news by managers of the Journal. The results show the characteristics that an application to monitor the impact of content posted on social networks should have, centered specifically to the case cited above, as well as acceptance and validation by a potential audience. Were appointed a few contributions to a model for the management of news of Online Journal of UA and the adequacy of the maintenance action performed by their managers. Mestrado em Comunicação Multimédia
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramos, Fernando; Caixinha, Helder
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia