Autor(es):
Rocha, Inês Nunes
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1208
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Comunicação multimédia; Jogos educativos; Videojogos
Descrição
A presente dissertação tem como objectivos: propor uma adaptação de uma instalação já existente, Interactive Multimédia Playroom (IMP), para um público-alvo de crianças (dos 7 aos 11 anos); o que implica uma solução tecnológica alternativa à existente, dentro do ambiente da instalação. Apresenta ainda diferentes propostas de jogos, como estratégias de interacção, para a nova instalação desenvolvida; o que resulta na implementação de um protótipo da instalação multimédia interactiva e de interface tangível adaptada ao novo público-alvo.
Neste contexto, esta dissertação desenvolve-se num âmbito alargado de áreas do conhecimento, uma vez que se trata de um produto multifacetado, que atravessa: a) a teoria dos jogos, que ajuda a definir um dos parâmetros da questão de investigação; b) a psicologia do desenvolvimento, que auxilia na caracterização do público-alvo; c) apresentação da instalação de origem, o Interactive Multimédia Playroom (IMP) e d) à exploração de alguns artefactos tecnológicos, interactivos e lúdicos.
Interligando estas áreas e também através da ergonomia aplicada ao design de produtos, concebe-se uma nova instalação – o IMP3 – para crianças dos 7 aos 11 anos. Assim, propõem-se alguns jogos como novas estratégias de interacção; um redimensionamento das infra-estruturas; reconcepções dos equipamentos da instalação e, ainda, uma solução tecnológica que viabilize a interligação entre os anteriores.
Uma avaliação preliminar revela uma apropriação generalizada dos equipamentos modificados, algumas fragilidades na solução tecnológica implementada e sugestões para desenvolvimentos e avaliações futuras.
ABSTRACT: This dissertation proposes an adaptation of a pre-existing installation, the Interactive Multimedia Playroom (IMP), for a target-audience of children from ages 7 to 11, implying alternative technological modifications to the original IMP. Different proposals for games, as interactive strategies, are also present in the new installation developed, resulting in a prototype of the interactive multimedia installation, adapted to the new target-audience.
In this context, this dissertation involves various areas of knowledge, seeing as it’s a multi-faceted product, which covers: a) the theory of games, which helps define the parameters for the question under investigation; b) developmental psychology, which permits a characterization of the target-audience; c) presentation of the original installation, the IMP and d) the exploration of a few technological, interactive and ludic artifacts.
Using these areas along with ergonomics applied to the design of the products, a new installation for children was conceived – the IMP3. We therefore propose new interactive game strategies; a re-dimensioning of the infrastructure; re-conceptualization of the installation’s equipment, and a technological solution connecting all of the above.
A preliminary evaluation reveals a generalized appropriation of the equipments that were modified, some weaknesses in the technological solution implemented and suggestions for future development and evaluations. Mestrado em Comunicação Multimédia
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Veloso, Ana Isabel; Mealha, Óscar