Author(s):
Santos, Joana Augusta Guedes dos
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1201
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Design; Transportes públicos
Description
O presente estudo pretende reflectir sobre o papel do Design, enquanto disciplina
promotora da regeneração da 'cidade intermédia' de Aveiro. Sob o ponto
de vista do Design de Informação, a actividade do designer interage com os
fluxos de informação orientados à mobilidade urbana, no desafio à visibilidade
das redes de transporte, desenhando interfaces visuais claras, capazes de tornar
o sistema mais flexível, atractivo e eficaz.
Inicia-se por uma abordagem histórica das cidades e mobilidade, que referencia
factos e visões que se consideraram significantes para o tema. Estudam-se
a informação e a comunicação centradas nos utilizadores de transportes e é
feita uma descrição de exemplos relevantes de tipos de informação.
Apresenta-se o caso de estudo da 'cidade intermédia' de Aveiro, cujo potencial
de desenvolvimento da intermodalidade dos transportes permite equacionar
possíveis intervenções. São caracterizados fluxos actuais de mobilidade neste
território, tal como informações disponíveis acerca dos serviços de transporte
público, municipal e privados.
Por fim, através do incremento de todo o conhecimento, descreve-se um cenário
de intervenção no âmbito do Design de Informação, que visa encarar os desafios
que Aveiro enfrenta ao nível dos transportes.
Conclui-se, de um modo geral, que a necessidade de reestruturação dos serviços
de transporte público através da intermodalidade é premente para conciliar
o desenvolvimento económico e a acessibilidade, com a qualidade de vida.
Partindo para um 'diálogo' com uma 'sociedade informada', os diferentes tipos
de informação, os diferentes suportes e a aposta na linguagem visual, desempenham
um papel fundamental na visualização e optimização de fluxos, por
uma nova leitura no uso da cidade.
Argumenta-se ainda que, ao participarem activamente na formação da complexidade
urbana, as novas tecnologias podem facilitar esta visão intermodal, já
que um sistema de informação co-participado e capaz de integrar informação
dos vários serviços, promove a articulação dos transportes e torna possível a
participação cívica. The present study aims to reflect on the role of Design as a discipline able to
promote the regeneration of Aveiro's “intermediate city”. Under Information
Design's perspective, the designer's activity interacts with information fluxes
oriented towards urban mobility, responding to the challenges of giving visibility
to transport networks, designing clear graphic interfaces, able to render the
whole system more flexible, attractive and effective.
It starts with an historic approach to cities and mobility, referencing facts and
visions regarded as significant to the topic under analysis. A study of transport
users' centred information and communication is undertaken, with the description
of relevant examples. The case study of the “intermediate city” of
Aveiro is presented, whose potential for the development of intermodal
transports' system enables the design of possible interventions. Actual mobility
fluxes in this territory are characterized, as well as information available about
public, municipal and private transports. Finally, through the incremental
knowledge accrued, a scenario of intervention within the scope of Information
Design is put forward, which envisages to respond to the challenges Aveiro
faces at the transports level.
As a broad conclusion, it is identified the need to restructure public transports in
accordance with intermodal systems so as to reconcile economic development
and access with quality of life. Starting a “dialogue” with an “educated society”,
the different types of information, different media and the investment on a
graphic language all play a key role in the visualization and optimization of
fluxes, enabling a new take on the use of the city. It is also argued that new
technologies, by being a central element to the growing urban complexity, can
enable this intermodal vision, since an information system that is co-participated
and able to integrate multi-services information promotes the link between
different modes of transport and civic participation. Mestrado em Design