Detalhes do Documento

Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com re...

Autor(es): Neto, Teresa Bixirão cv logo 1 ; Castro, Andreia de cv logo 2 ; Santana, Filipa cv logo 3 ; Órfão, Isabel cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/12000

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino secundário; Ensino básico; Investigação em matemática; Adequação didática; GeoGebra; Secondary and basic education; Mathematics research; Educational suitability; Educación secundaria; Investigación en las matemáticas; Idoneidad didáctica


Descrição
Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra. This paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra. En éste artigose presentan algunas de las tareas diseñadas en el curso de “Seminário de InvestigaçãoemDidática”, que se desarrolla en estrecha relación con la práctica docente supervisada (del maestro en la enseñanza de las matemáticas en la educación secundaria). Las tareas que se presentan tienen la intención de reflexionar sobre algunos principios didácticos básicos de la matemática, que permiten introducir los criterios para el análisis de la idoneidad didáctica de los procesos de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, y para motivar el uso de GeoGebra. Trabalho apresentado na conferência, III DIA DO GEOGEBRA EM PORTUGAL, Junho 2013, Universidade de Aveiro.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia