Autor(es):
Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1194
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação artística; Ensino multimédia; Ensino secundário
Descrição
A presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em
cumprimento do requerido para a conclusão do Mestrado em Criação
Artística Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num
primeiro momento, procedeu-se ao estudo das mudanças geradas pelo
avanço das Novas Tecnologias em contexto escolar, que incidiu
principalmente na utilização das novas disciplinas das Tecnologias da
Informação e Comunicação, na utilização da Internet, nos audiovisuais, nas
aulas expositivas com quadros interactivos (Smartboards), nas máquinas
digitais e nas máquinas de filmagem e de som, e à análise das consequentes
alterações de conceitos educacionais.
Este primeiro momento de investigação serviu de base para o
desenvolvimento do segundo, que decorreu no Colégio de São Miguel, em
Fátima, com duas turmas de alunos do Secundário, do Curso Tecnológico de
Design, Cerâmica e Escultura, no Clube de Criação Artística e
Contemporânea e nas disciplinas de Design de Comunicação, Design
Industrial, Desenho e Pintura e Cerâmica/Escultura.
Deste modo, os alunos começaram por criar um projecto artístico com
Fotomontagens e Instalações Artísticas. No segundo projecto artístico,
foram realizados Videogramas, em que os alunos produziram pequenos
documentários sobre o Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura.
Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos, nomeadamente:
questionários (administrativos a alunos e professores), reflexões escritas e
recolha fotográfica de projectos artísticos desenvolvidos com os alunos,
onde foram observadas todas as fases dos trabalhos e devidamente
registadas as dificuldades que eventualmente possam ter até ao produto final,
que terminou com a apresentação dos trabalhos à comunidade escolar e
também no site da escola para divulgação e posterior recolha de opiniões de
outros alunos. A apresentação dos trabalhos realizados à Comunidade
Escolar foi um enriquecimento ao nível de toda a Escola.
ABSTRACT: The current dissertation reflects an investigation path developed to fulfil the
requirements to the conclusion of the Masters Degree on
Contemporaneous Artistic Creation. To its development, two stages were
considered: firstly a study was carried out concerning the changes brought
about by the advance of New Technologies in the school context, which
focussed mostly on the new subjects of Communication and Information
Technologies, the use of internet, audiovisuals, smartboards, digital
cameras, video and sound recorders and the analysis of the resultant
changes as far as educational concepts are concerned.
The first stage of the investigation was the basis for the second, which
occurred at Colégio de S. Miguel, in Fátima, with two advanced classes
studying Design, Ceramics and Sculpture, a Contemporaneous Artistic
Creation Club and during the classes of Design, Drawing, Painting and
Ceramics/Sculpture.
Accordingly, the students started by creating an artistic project using
Photomontage and Installation Art. In the second artistic project,
videograms were made in which students created short documentaries
about the course in Design, Ceramics and Sculpture.
Several instruments were used to collect data, namely: questionnaires (to
teachers and students), written essays and the gathering of photographies
of artistic projects developed with students. All stages of the project were
observed and eventual difficulties registered. The final projects were
presented to the school community and also made public on the school
website so that other students could express their opinion.
The presentation was, indeed, enriching to the school community. Mestrado em Criação Artística Contemporânea