Author(s):
Ferreirinha, Marta de Sousa
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1189
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação multimédia; E-learning; Bibliotecas digitais; B-learning
Description
O presente estudo pretende apurar quais as expectativas dos clientes do
Formare® LMS quanto à remodelação da actual biblioteca digital da plataforma.
Esta remodelação pretende aproximar a presente biblioteca digital de uma
biblioteca 2.0, que integre componentes baseadas nos ideais projectados pelo
conceito Web 2.0. Pretende ainda compreender quais as ferramentas e
funcionalidades mais adequadas para esta nova biblioteca digital, no caso da
educação a distância em contexto empresarial.
Esta investigação foi feita em contexto empresarial na PT Inovação, SA, uma
empresa que desenvolve e comercializa uma plataforma de educação a
distância, o Formare® LMS.
Para tentar atingir os objectivos propostos, foi feito um levantamento do estado
da arte neste contexto, de maneira a compreender os conceitos fulcrais da
área em causa, como Web 2.0, biblioteca digital e educação a distância. Foram
recolhidas as opiniões de cinco clientes da plataforma Formare® LMS, de
forma a facilitar a compreensão da sua utilização da biblioteca digital actual e
das suas necessidades e expectativas quanto a uma eventual nova biblioteca.
Foram também elaborados esboços de interfaces para a nova biblioteca, de
maneira a recolher opiniões por parte dos clientes. A partir destes dados, foi
desenhado um protótipo de uma nova biblioteca digital, que foi conceptualizado
e implementado em diferentes fases de acordo com as sugestões recolhidas,
tanto dos clientes como da empresa fornecedora da plataforma.
A análise dos resultados obtidos aponta para um leque variado de
expectativas, sendo que os clientes envolvidos no estudo se encontram em
diferentes sectores do mercado. Alguns encontram-se preparados para uma
biblioteca 2.0 no contexto da sua formação profissional, enquanto outros
claramente ainda não. Alguns dos entrevistados não utilizam de todo a actual
biblioteca digital, por não se consideram ainda numa fase onde este tipo de
ferramenta leve a benefícios no seu processo formativo. Ao longo do
desenvolvimento do protótipo, todas estas opiniões foram tomadas em conta,
de maneira a tentar criar algo que integrasse as principais funcionalidades
identificadas como estando em falta.
Em conclusão, a actual biblioteca digital do Formare® LMS não cumpre as
necessidades dos clientes que a utilizam, e deve ser alterada de maneira a
tornar-se mais aliciante e próxima das necessidades formativas de hoje. É
possível que tais alterações possam atrair os que ainda não utilizam a
biblioteca digital, levando-os a experimentá-la e a começar a integrá-la nas
suas metodologias de ensino a distância.
ABSTRACT: This study aims to contribute to the understanding of the expectations of
Formare® LMS's users concerning the remodelling of the platformʼs current
digital library. This renovation aims to bring the present digital library closer to a
library 2.0, a library that includes features based on the Web 2.0 concept. The
study also intends to help comprehend which tools and features are more
adequate for this new digital library, in the context of distance education in
profession training.
This investigation was carried out in a company-based context, at PT Inovação,
SA, the company that produces and supplies the Formare® LMS platform.
In order to accomplish the planned goals, research was done to understand key
concepts like Web 2.0, digital library and distance education, and also to
understand the state of the art in this area. Opinions of five of Formare®'s
clients were collected, in order to aid the understanding of their use of the
present digital library, and of their needs and expectations towards a new one.
Sketches of possible interfaces for the new library were also shown to these
clients, and based on their feedback, a prototype was conceptualized and
implemented. The opinions of the company as a supplier of the platform were
also taken into account during this process.
The analysis of the results gathered point towards a large variation in the needs
and expectations of those inquired, seeing as the clients who participated in the
study belonged to different sectors of the market. This being, some of them are
ready to use a library 2.0 in their training context, whilst others are clearly not
yet in that situation. Some of those interviewed do not even use the current
digital library, as they think they are not at a phase where it is useful enough to
include in their training methodologies. During the development of the
prototype, all the opinions gathered had to be taken into account, in order to
attempt to create something that includes the main features identified as
missing.
In conclusion, the present digital library of the Formare® LMS platform does not
meet the needs of those who actually use it, and must be changed in order to
become more engaging and to keep up with today's educational needs.
Perhaps these changes will entice those who do not yet make use of the digital
library to experiment with it and begin using it as part of their distance
education processes. Mestrado em Comunicação multimédia