Autor(es):
Costa, Maurício Paulo Soares da
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1187
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Música; Bandas de música; Iniciação musical
Descrição
Este estudo procura dar a conhecer as metodologias de ensino da
Música e o repertório executado por três Bandas Filarmónicas do
concelho de Valpaços. Durante as minhas vivências no meio
Filarmónico, verifiquei que surgem muitas vezes comentários pouco
apropriados relativamente ao trabalho desenvolvido pelas Bandas
Filarmónicas do Alto Trás-os-Montes, nomeadamente no que concerne
às metodologias de ensino da música, bem como à falta de variedade
de géneros musicais.
Para a elaboração deste trabalho, no que respeita às metodologias de
ensino da música nas Bandas Filarmónicas, é feita uma revisão da
literatura com o propósito de verificar qual a metodologia adoptada
pelas Bandas contempladas no presente estudo. Quanto ao repertório,
foi escolhido um número significativo de maestros portugueses, que
construíram um modelo de repertório nos diferentes géneros. Procurouse,
de seguida, confrontar o repertório destas Bandas Filarmónicas do
concelho de Valpaços com o escolhido por aquele conjunto de
maestros.
As principais conclusões mostram que há uma coexistência de métodos
utilizados, desde o modelo tradicional até ao mais actual. Verifica-se
também que há uma diversidade de repertório executado relativamente
aos géneros musicais e que as Bandas de Carrazedo de Montenegro e
Valpaços estão mais em conformidade com o repertório escolhido pelo
conjunto dos dezasseis maestros portugueses. A Banda de Vilarandelo,
apesar de executar um repertório variado, pratica um menor número de
obras escolhidas pelo conjunto dos maestros.
ABSTRACT: The purpose of this study is to show the teaching methods and repertoire of
music performed by three Valpaços’ Philharmonic Bands. During my
experiences in the Philharmonic environment, I have noticed that there are
often inappropriate comments on the work developed by Alto Trás-os-Montes
Bands, particularly as regards the methods of teaching music as well as the
lack of variety of musical types.
This study examines, as far as the Philharmonic Bands’ teaching methods is
concerned, the literature available in order to establish the methodology
adopted by the Bands covered in this work. As far as the repertoire it was
chosen a significant number of Portuguese conductors, who built a repertoire
model. Based on this the repertoire of Valpaços’ Philharmonic Bands was
confronted with the one chosen by those set of conductors.
The key findings showed that there is a coexistence of methods, from the
traditional to the most updated. It was also observed that there is a diversity of
the repertoire performed for musical genres and that the Carrazedo of
Montenegro and Valpaços Bands are more in line with the repertoire chosen
by all the sixteen Portuguese conductors. The Vilarandelo Band, despite
running a varied repertoire, performed a smaller number of works chosen by
all the conductors carried out in this study. Mestrado em Musica - Direcção