Autor(es):
Correia, Pedro Luís Lopes Pais
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1182
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Criação artística; Expressão artística; Arte moderna; Arte digital
Descrição
Este projecto orienta-se em torno de um corpo de trabalho simbólico que
explora as relações entre arte e tecnologia.
Ao incorporar o digital, resultado da crescente e progressiva artificialização
da vida, a arte (des)configura-se e reconfigura-se. Nesta abordagem a
tecnologia surge, para além da sua esfera instrumental, como foco e factor
destabilizador.
O mundo em transformação, o esforço despendido na adaptação aos novos
media e uma deriva pessoal, servem de matéria para o desafio subversivo.
Percepcionando primeiro as capacidades da tecnologia para de seguida
transgredir: contrariando o seu determinismo, instigando o desvio, ou
questionando o seu carácter quimérico, abrem-se novas frentes de produção
poética e vinca-se uma dobra que acolhe e despoleta a sua apropriação crítica.
Procura-se ainda desconstruir o fetichismo dos aparelhos, sem subestimar
as suas infinitas potencialidades, retratando a nossa passagem feérica de
nativos pré-digitais a seres virtuais.
A substância deste trabalho é, assim, a reflexão sobre a tecnologia
enquanto elemento condicionador da arte e da vida quotidiana, que aqui se
deixam trespassar.
ABSTRACT: This project focuses on a corpus of symbolic work that explores the relationship
between art and technology.
By incorporating digital media, a consequence of the increasingly and evergrowing
artificiality of life, artwork shapes and reshapes itself.
In this approach, technology emerges, beyond its instrumental character, both
as the core of the projects and as a disturbing factor.
The world in transformation, the efforts spent in adapting to the new
technological media and a personal roam are the materials for the subversive
challenge.
By firstly realizing the potentialities of technology and then transgressing it: by
opposing its determinism, by instigating the deviance or re-questioning its
illusive character, new fields of action emerge for symbolic production and a
fold for its critical appropriation is made.
There is also an attempt of deconstructing the fetishism of the technical
equipments without underestimating their endless potentialities, giving an
account of our enchanted journey from pre-digital natives to virtual beings.
Therefore, the substance of this work is a reflection upon technology as a
conditioning factor of art and everyday life that (here) interpenetrate each other. Mestrado em Criação Artística Contemporânea