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A afirmação do desenho desde a segunda metade do séc. XX

Autor(es): Azevedo, Ana Alexandra Loureiro Neves da Costa cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1171

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Desenho; Pós-modernismo; Criação artística; Expressão artística


Descrição
O presente trabalho de investigação aspira a revelar o processo segundo o qual as manifestações artísticas que envolvem o Desenho se têm vindo a afirmar como tal, suas ligações históricas, estéticas e os conceitos relevantes dentro do mesmo. A dissertação constitui-se em três partes essenciais. Identifica-se o sujeito do estudo e a sua estrutura ontológica. Descrevem-se os antecedentes históricos. Termina-se com uma contextualização do desenho contemporâneo partindo de questões levantadas pelo pensamento crítico. Deste modo, realiza-se uma pesquisa dos critérios que permitem a apreciação deste media e apontam-se os seus principais autores actuais. Elabora-se uma releitura da criação centrada na análise do desenho contemporâneo. This paper has as an objective to reveal the process according to which the artistic manifestations that come from drawing, and the way it has become, its historical connections, aesthetics and the relevant concepts. This paper structures in three main parts: identification of the subject and its ontological structure; description of its history marks; finally, we contextualize contemporary drawing; contextualization of contemporary drawing starting from the issues raised by critical thinking. This way, we search the criteria that allow an analysis of this media and we refer its major contemporary authors. We take another look to artistic creation focusing the analysis on contemporary drawing. Mestrado em Criação Artística Contemporânea
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Frade, Paulo Augusto da Silva
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