Author(s):
Rodrigues, André Nascimento
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1161
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Musicologia; História da música; Polifonia; Análise musical; Técnicas musicais
Description
O objectivo deste estudo centra-se numa das linguagens musicais que
marcou um período da segunda metade do século vinte: a Micropolifonia. Essa
linguagem tem como princípio de construção a mistura de cinco elementos:
melodia, harmonia, ritmo, timbre e forma.
Este trabalho é composto por três partes distintas: o Conceito, o Estudo de
Caso e as Aplicações Práticas. A primeira parte apresenta um estudo teórico
sobre o conceito, apresentando em primeiro lugar uma contextualização
histórica desde as origens até às suas aplicações práticas, prosseguido com
uma definição do mesmo, culminando numa análise individual de cada um dos
elementos, bem como a sua fusão com os restantes.
A segunda parte faz uma abordagem ao compositor que deu vida à linguagem
em estudo: György Ligeti. Esta começa por expor uma breve biografia e
algumas considerações técnicas sobre a sua produção, culminando em alguns
apontamentos analíticos sobre as principais obras da sua produção
micropolifónica. As obras analisadas são as seguintes: Atmosphères para
grande orquestra, Introitis e Kyrie do Requiem para solistas vocais, coro misto
e grande orquestra, Lux Aetrena para coro misto a dezasseis vozes e Lontano
para grande orquestra.
A última parte é composta por apontamentos analíticos sobre as obras
compostas propositadamente para esta dissertação. As obras questão têm
como ponto de partida um elemento específico, associado a uma imagem
extra musical. Em cada uma delas, esse elemento ramificar-se-á de forma
gradual dando origem aos restantes, cuja fusão resulta nas densas massas
sonoras que caracterizam a micropolifonia.
Ciclo de Obras:
» De Profundis – soprano, alto, orquestra e sons electroacústicos
» Anno Mundi – soprano, orquestra de sopros e sons electroacústicos
» A Origem das Origens – sons electroacústicos
» Ágios O Theos – coro misto a dezasseis vozes
ABSTRACT: The purpose of this study is focused on one musical language that marked a
period of the second half of the twentieth century: the Micropolyphony. This
language has the principle of building a mixture of five elements: melody,
harmony, rhythm, timbre and form.
This work is composed of three distinct parts: the Concept, the Case Study
and Practice Applications. The first part presents a theoretical study on the
concept, presenting first from a historical background to the origins of their
practical applications, continued with a definition of it, culminating in an
individual analysis of each of the elements, and its merger with the other.
The second part is an approach to the composer who gave life to the language
under study: György Ligeti. This begins by setting out a brief biography and
some technical considerations on its production, culminating in some analytical
notes on the main works of its micropolyphonic production. The works
discussed are: Atmosphères for large orchestra, Kyrie and Introitis of Requiem
for vocal soloists, mixed chorus and large orchestra, Lux Aetrena for mixed
choir to sixteen voices and Lontano for large orchestra.
The last part is composed of analytical notes on the works composed
specifically for this dissertation. The issue works have as its starting point a
specific element, combined with an extra musical image. In each one, the
element branch will be gradually yielding to the other, whose merger results in
dense sound masses that characterize the micropolyphony.
Cycle Works:
» De Profundis – sopran, alto, orchestra and electronic sounds
» Anno Mundi – sopran, winds orchestra and electronic sounds
» A Origem das Origens – electronic sounds
» Agios O Theos – mixed choir to sixteen voices Mestrado em Música