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A geometria Sona e as isometrias : uma experiência no ensino básico

Autor(es): Dias, Elisabete Marinho cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11580

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ensino da matemática; Didáctica da matemática; Ensino básico; Insucesso escolar; Matemática - Aspectos culturais; Isometria; Geometria


Descrição
A preocupação com os níveis de insucesso escolar em matemática, com a falta de interesse e de empenhamento dos alunos na realização de atividades matemáticas, aliada à realidade multicultural atual das escolas portuguesas e que temos vivenciado na nossa prática docente, conduziu-nos ao desenvolvimento de um estudo centrado na problemática da integração de uma perspetiva etnomatemática no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Sustentados na revisão de literatura efetuada encaramos a etnomatemática como um recurso didático que pode promover aprendizagens dos conteúdos curriculares, incrementar a motivação para a realização de tarefas matemáticas, desenvolver atitudes positivas em relação à disciplina, favorecendo, em simultâneo, a consciencialização sobre o valor social e cultural da matemática. Neste âmbito, centramos a nossa atenção nos estudos desenvolvidos por Paulus Gerdes sobre diferentes manifestações culturais de povos africanos e, em particular, sobre os desenhos sona praticados pelo povo Cokwe, que ocupa territórios do leste de Angola, sul da República Democrática do Congo e do oeste da Zâmbia. Estes desenhos, além da difícil execução e de uma beleza ímpar, encerram inúmeras ideias matemáticas das quais se destacam, em particular, as relacionadas com as isometrias e simetrias. O estudo, inserido na problemática referida, foi norteado pela seguinte questão de investigação: Em que medida o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem em que se exploram aspetos socioculturais da matemática, com recurso à geometria sona, contribui para a aprendizagem das isometrias, ao nível de conhecimentos, capacidades e ao nível atitudinal e afetivo? Desta questão emergiram três grandes objetivos: i) Conceber, desenvolver e avaliar uma sequência/unidade didática integrando desenhos tradicionais africanos (desenhos sona) para a abordagem das isometrias no 9.º ano de escolaridade; ii) evidenciar o valor da geometria sona para a aprendizagem das isometrias; iii) Analisar se a introdução em sala de aula de contextos socioculturais contribui para motivar os alunos para a realização de atividade matemática e para a valorização do papel da matemática na vida social e cultural. Neste estudo participaram alunos, que frequentam o 3.º ciclo do Ensino Básico de uma Escola Básica 2/3, do concelho de Sintra, tendo a docente - investigadora a dupla função de investigar e de lecionar a disciplina de matemática. Destaca-se o número elevado de alunos com insucesso nesta disciplina, uma percentagem considerável de origem não portuguesa e, de dentro destes, sobressaem os discentes de origem africana ou cujos ascendentes são africanos, tratando-se por isso de uma turma multicultural. Este trabalho seguiu uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, com uma vertente de investigação ação, a partir de uma abordagem curricular em geometria do 3.º ciclo. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a inquirição, a observação e a análise documental. Dos instrumentos usados para a recolha de dados destacam-se: questionários aplicados aos alunos, notas de campo, testes de avaliação formativo e sumativo e as produções dos alunos dentro e fora da sala de aula decorrentes das tarefas propostas pela docente. Os dados recolhidos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com base em duas categorias de análise: desempenho matemático e desempenho afetivo e atitudinal. Com vista a tornar mais eficaz a análise e posterior interpretação dos dados, para cada uma das categorias foram definidas duas dimensões de análise. Dos resultados e principais conclusões do estudo destaca-se que a exploração didática dos desenhos sona revelou potencialidades para a apropriação de conhecimentos matemáticos e para o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à disciplina. As tarefas propostas aos alunos despertaram interesse, motivando-os para a realização de atividades matemáticas e influenciaram, de forma positiva, a aprendizagem das isometrias e simetria axial e rotacional. Apesar de, ao longo do desenvolvimento da unidade didática, se continuarem a identificar nalguns alunos dificuldades de aprendizagem, foi patente o empenho da turma nas atividades, refletido nos resultados obtidos no teste de avaliação sumativa. The concern with levels of school failure in mathematics, with the lack of interest and commitment of the students in performing mathematical activities, coupled with the current multicultural reality of Portuguese schools and we have experienced in our teaching practice, led us to the development of a study focused on the problem of integrating an ethnomathematics perspective in the teaching and learning of mathematics. Supported in the literature review conducted face ethnomathematics as a teaching resource that can promote learning of curriculum content, increase motivation to perform mathematical tasks, develop positive attitudes to discipline, while favoring the awareness of the social value and cultural mathematics. In this context, we focus our attention on studies conducted by Paul Gerdes on different cultural manifestations of African peoples and, in particular, about the sona drawings Cokwe practiced by the people, occupying territories east of Angola, southern Democratic Republic of Congo and western Zambia. These drawings, in addition to the hard running and a unique beauty, contain numerous mathematical ideas which stand out in particular those related to geometry transformations, isometries and symmetries. The study, included in the issue that has been guided by the following research question: To what extent the development of teaching and learning strategies that are explored sociocultural aspects of mathematics, using the geometry sona, contributes to the learning of isometries, the level of knowledge, skills and attitudinal and emotional level? This issue emerged three main objectives: i) to design, develop and evaluate a sequence / teaching unit incorporating traditional African designs (sona drawings) for the approach of isometries in 9. Secondary school, ii) demonstrate the value of geometry for sona learning isometries; iii) Analyse the introduction in classroom sociocultural contexts helps to motivate students to perform mathematical activity and the enhancement of the role of mathematics in social and cultural life. We defined as participants, students in a class of 9. Third year, with 23 students, who attend the 3. Cycle of Basic Education in a Primary School 2/3 in the municipality of Sintra, with teaching - investigating the dual function to investigate and to teach the discipline of mathematics. Noteworthy is the high number of students who have failed in this discipline, a considerable percentage of students from non-Portuguese origin and a large number of students of African origin or whose ancestors are African, so the case of a multicultural class. This work followed a methodology of qualitative research, with a strand of research action, from a curricular approach in geometry 3. Cycle. The data collection techniques used were the interviews, observation and document analysis. The instruments used for data collection include: questionnaires administered to students, field notes, tests and formative and summative student productions inside and outside the classroom under the tasks proposed by the teacher. The data collected were analyzed using the technique of content analysis based on two categories of analysis: mathematical performance and affective and attitudinal performance. With a view to more effective analysis and subsequent interpretation of the data, for each of the categories were defined two dimensions of analysis. The results and main conclusions of the study highlights that the exploration of didactic sona drawings revealed potential for appropriation of mathematical knowledge and the development of positive attitudes towards discipline. The tasks proposed to students, aroused interest, motivating them to perform mathematical activities and influenced, positively, learning isometries and axial and rotational symmetry. Although, throughout the development of the teaching unit, if they continue to identify some students learning difficulties, was rank the commitment of the class activities, reflected in the test results of summative assessment. Mestrado em Didáctica
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
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