Autor(es):
Ferreira, Cátia Patrícia Silva
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11579
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Psicologia clínica; Alunos do superior - Voluntáriado; Motivação intrínseca; Psicologia do comportamento; Qualidade de vida
Descrição
O presente estudo pretende analisar as funções motivacionais para o
voluntariado em estudantes universitários e a sua relação com o bem-estar
psicológico, qualidade de vida e personalidade.
A amostra foi construída por 31 voluntários da LUA (sendo 9 do sexo masculino
e 22 do sexo feminino, variando as idades dos indivíduos entre os 20 e os 32
anos. Estes estudantes universitários voluntários foram avaliados em diferentes
dimensões, segundo um protocolo constituído por um questionário
sociodemográfico, Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Clary &
Snyder, 1998; Versão Portuguesa: Gonçalves, Monteiro e Pereira, 2011), Escala
de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico (EMMBEP; Massé et al.,
1998; Versão Portuguesa: Monteiro, Tavares e Pereira, 2006), WHOQOL-BREF
(WHOQOL GROUP, 1994; Versão Portuguesa: Vaz Serra et al., 2006) e o NEOFFI
(Costa & McCrae, 1989; Versão Portuguesa: Lima & Simões, 2000).
Os resultados identificaram o perfil do voluntário como maioritariamente
do género feminino (71,0%) e com média de idades de 24 anos. Dos
resultados obtidos destacamos a função experiência, seguida da função valores
como as mais valorizadas pelos voluntários e a função protecção como a menos
valorizada. De salientar também que os voluntários apresentam características
de personalidade como a conscienciosidade e extroversão. Encontramos bons
indicadores de bem-estar psicológico e qualidade de vida.
A interpretação dos resultados bem como as suas implicações são discutidas à
luz de literatura relevante. The present study aims to evaluate motivational functions to volunteering in
University Students and the relationship with psychological well-being, quality of
life and personality.
The sample consisted of 33 volunteers from LUA (9 males and 22 females), with
ages between 20 to 32 years. These students were evaluated on different
variables, according to a protocol established by a sociodemographic
Questionnaire, Volunteer Functions Inventory (IMV; Clary & Snyder, 1998;
Portuguese version: Gonçalves, Monteiro e Pereira, 2011), Psychological Well-
Being Manifestation Scale (EMMBEP; Massé et al., 1998; Portuguese version:
Monteiro, Tavares e Pereira, 2006), WHOQOL-BREF (WHOQOL GROUP, 1994;
Portuguese version: Vaz Serra et al., 2006) and NEO-Five Factor Inventory
(Costa & McCrae, 1989; Portuguese version: Lima & Simões, 2000). The results
identified the volunteer profile as majority of females (71.0%) with mean
age of 24 years.
From the results obtained stands experience function, followed by values function
as the most valued by volunteers and protection function, as the less valued.
Volunteers have personality traits such as conscientiousness and extroversion.
They also have good levels of psychological well-being and quality of life.
Interpretations of the results as well as their implications are discussed in the light
of relevant literature. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde