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Motivações do universitário voluntário : relação com o bem-estar psicologico, q...

Autor(es): Ferreira, Cátia Patrícia Silva cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11579

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Psicologia clínica; Alunos do superior - Voluntáriado; Motivação intrínseca; Psicologia do comportamento; Qualidade de vida


Descrição
O presente estudo pretende analisar as funções motivacionais para o voluntariado em estudantes universitários e a sua relação com o bem-estar psicológico, qualidade de vida e personalidade. A amostra foi construída por 31 voluntários da LUA (sendo 9 do sexo masculino e 22 do sexo feminino, variando as idades dos indivíduos entre os 20 e os 32 anos. Estes estudantes universitários voluntários foram avaliados em diferentes dimensões, segundo um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Clary & Snyder, 1998; Versão Portuguesa: Gonçalves, Monteiro e Pereira, 2011), Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico (EMMBEP; Massé et al., 1998; Versão Portuguesa: Monteiro, Tavares e Pereira, 2006), WHOQOL-BREF (WHOQOL GROUP, 1994; Versão Portuguesa: Vaz Serra et al., 2006) e o NEOFFI (Costa & McCrae, 1989; Versão Portuguesa: Lima & Simões, 2000). Os resultados identificaram o perfil do voluntário como maioritariamente do género feminino (71,0%) e com média de idades de 24 anos. Dos resultados obtidos destacamos a função experiência, seguida da função valores como as mais valorizadas pelos voluntários e a função protecção como a menos valorizada. De salientar também que os voluntários apresentam características de personalidade como a conscienciosidade e extroversão. Encontramos bons indicadores de bem-estar psicológico e qualidade de vida. A interpretação dos resultados bem como as suas implicações são discutidas à luz de literatura relevante. The present study aims to evaluate motivational functions to volunteering in University Students and the relationship with psychological well-being, quality of life and personality. The sample consisted of 33 volunteers from LUA (9 males and 22 females), with ages between 20 to 32 years. These students were evaluated on different variables, according to a protocol established by a sociodemographic Questionnaire, Volunteer Functions Inventory (IMV; Clary & Snyder, 1998; Portuguese version: Gonçalves, Monteiro e Pereira, 2011), Psychological Well- Being Manifestation Scale (EMMBEP; Massé et al., 1998; Portuguese version: Monteiro, Tavares e Pereira, 2006), WHOQOL-BREF (WHOQOL GROUP, 1994; Portuguese version: Vaz Serra et al., 2006) and NEO-Five Factor Inventory (Costa & McCrae, 1989; Portuguese version: Lima & Simões, 2000). The results identified the volunteer profile as majority of females (71.0%) with mean age of 24 years. From the results obtained stands experience function, followed by values function as the most valued by volunteers and protection function, as the less valued. Volunteers have personality traits such as conscientiousness and extroversion. They also have good levels of psychological well-being and quality of life. Interpretations of the results as well as their implications are discussed in the light of relevant literature. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Anabela Sousa
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