Author(s):
Oliveira, Inês Gomes Ferreira Prata de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11553
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão industrial; Indústria automóvel; Logística empresarial
Description
A competitividade é frequentemente vista no contexto da economia de
mercado. Neste sentido, a competitividade empresarial significa a obtenção de
uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado. Então, deve ser um
dos objetivos estratégicos de qualquer indústria. Nesse sentido, as empresas
têm adotado o pensamento Lean para tentar alcançar duas das metas
universais: conseguir redução de custos (redução de stocks, aumento de
produtividade, melhoria da qualidade, libertação de espaços, etc.) e
implementar melhorias. Nesse sentido, o projeto descreve um conjunto de
propostas que visam a melhoria do abastecimento a várias linhas de produção,
no âmbito duma indústria automóvel.
O principal objetivo consistiu no estudo das condições existentes e as
alterações necessárias para que o abastecimento às linhas de produção
pudesse ser feito através de comboio logístico, em detrimento do uso de
empilhador. Para isso, foi necessário reestruturar todo o processo em si.
Foram indispensáveis diversas reformulações: ao nível do bordo de linha
(plataformas de receção e características especificas das bases rolantes –
atrelado do comboio logístico), bem como no espaço físico da fábrica
(definição dos sentidos de circulação e dos circuitos de
abastecimento/recolha). Reuniram-se, igualmente, os recursos auxiliares,
necessários para implementar o comboio logístico, nomeadamente através da
definição de uma zona de transferência entre o armazém e o bordo de linha.
Os resultados demonstram uma diferença significativa entre os dois tipos de
abastecimento em análise, dando substancial realce ao uso do comboio
logístico, cujas melhorias resultantes da sua implementação poderiam chegar
aos 75%, numa ótica conjugada de tempo despendido e distância percorrida.
Assim, a usar-se o novo modelo de abastecimento proposto, prevêem-se
ganhos inclusive ao nível do funcionamento da fábrica. Nesse sentido, são
expectáveis melhorias a três grandes níveis: Recursos Humanos, Materiais e
Ambientais, com repercussões significativas em termos de distância, tempo e
carga transportada, quer abastecida, quer recolhida. Competitiveness is often seen in the context of the market economy. In this
regard, competitive business means to obtain a yield greater than or equal to
the market competitors. So, it should be one of the strategic objectives of any
industry. Accordingly, companies have adopted Lean Thinking to try to achieve
two of the universal goals: achieving cost reduction (reduction of stocks,
increased productivity, improved quality, release spaces, etc.) and implement
improvements. In this sense, the project describes a set of proposals aimed at
improving the supply to several production lines, in connection with a car
industry.
The main objective was to study the existing conditions and the necessary
changes in order to supply the production lines by using logistic train, instead of
using forklift. For this it was necessary to restructure the entire process itself.
Several reformulations were necessary: at the border of the line (reception
platforms and specific characteristics of trailer of the logistic train) as well as
the physical space of the factory (definition of sense of movement and supply
circuits). It is also gathered the auxiliary resources needed to implement the
logistic train, including the definition of a transfer zone between the warehouse
and the border of the line.
The results show a significant difference between the two types of supply for
analysis, giving substantial emphasis to the use of logistic train whose
improvements resulting from the implementation could reach 75% according to
a combined perspective of time spent and distance traveled. Thus, to use the
new supply model proposed are anticipated gains even at the level of operation
of the plant. Accordingly, improvements are expected at three broad levels:
Human Resources, Materials and Environmental, with significant repercussions
in terms of distance, time and load, either supplied or collected. Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial