Author(s):
Pinheiro, Teresa Maria Osório Dias dos Santos
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11546
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gerontologia; Demência; Pessoas idosas; Comunicação não-verbal
Description
Introdução: A demência trata-se de um problema mundial de saúde
pública, com níveis elevados de institucionalização. A estimulação
multissensorial (EMS) e a estimulação motora (EM) são possíveis de
ser implementadas em contexto institucional e domiciliário, e têm
demonstrado resultados promissores na promoção da comunicação das
pessoas com demência (Baker et al., 2003; Cruz et al., 2011b; J. Van
Weert, Van Dulmen, Spreeuwenberg, Ribbe, & Bensing, 2005b). No
entanto, poucos estudos existem sobre o impacto destas intervenções
quando implementadas por pessoas sem formação especializada nas
rotinas de cuidados de pessoas com demência. Objetivo: Avaliar o
impacto de um programa educativo de EMS e EM na comunicação
verbal e não-verbal de pessoas idosas institucionalizadas com
demência. Metodologia: Estudo quasi-experimental do tipo pré-pós
intervenção. A colheita de dados iniciou-se pela recolha de informação
sociodemográfica dos residentes e cuidadores formais (CF).
Caracterizou-se o estado cognitivo dos residentes através da Avaliação
Breve do Estado Mental (Guerreiro, Silva, Botelho, Leitão, Castro-
Caldas & Garcia, 1994) e determinou-se o estadio da demência
recorrendo à Escala de Deterioração Global (Leitão & Monteiro, 2007).
As estratégias de EMS e EM foram implementadas nos cuidados
matinais dos residentes, pelos CF, após terem participado num
programa educativo semanal de 8 sessões de 90 minutos. Foram
recolhidas 6 gravações vídeo antes e imediatamente após a intervenção
durante os cuidados matinais. Os dados de vídeo foram analisados
recorrendo a uma lista de comportamentos (etograma). A frequência e
duração de cada comportamento foram avaliados por dois observadores
no software Noldus The Observer ® XT 10.5. O estudo de fiabilidade
inter-observador para cada comportamento, foi realizado através do
coeficiente de correlação intraclasse (CCI) equação (2,1) e do método
de Bland e Altman. A análise descritiva e inferencial de todos os dados
foi realizada no SPSS versão 17.0. As diferenças entre as fases de
recolha de dados foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico
de Sinais. Resultados: Foram recrutados 18 residentes com demência
moderada a grave, 14 do género feminino, com média de 86,1 (± 6,98)
anos e 34 CF, mulheres, com média etária de 45,59 (± 9,82) anos. O
acordo inter-observador foi bom a excelente (CCI entre 0,61- 0,99) e
não foi identificado viés sistemático em nenhuma categoria do
etograma. Através da análise das gravações vídeo, constatou-se um
aumento da duração do olhar estímulo (49,59 – 58,03 segundos) e uma
redução da duração dos olhos fechados e da duração e frequência da
comunicação verbal desadequada após intervenção. Para as restantes
categorias, observou-se uma diminuição dos valores médios no
momento após a intervenção por comparação ao momento anterior. No
entanto, os resultados obtidos não foram estatisticamente significativos.
Discussão/Conclusão: Este estudo identificou tendências
comportamentais positivas observáveis na comunicação verbal e nãoverbal
das pessoas institucionalizadas com demência, no entanto, as
diferenças encontradas não foram estatisticamente significativas. A
implementação de programas de EMS e EM pelos CF em instituições
para pessoas com demência parece ser possível e ter implicações na
comunicação verbal e não-verbal, melhorando assim a interação com o
ambiente e cuidadores. No entanto, estudos com metodologias mais
robustas e amostras alargadas, que explorem o impacto deste tipo de
programas pelos CF nas rotinas de cuidados, são necessários. Background: Dementia it is a worldwide public health problem with high
levels of institutionalization. The multisensory stimulation (MSS) and
motor (MS) are possible to be implemented in the institutional and home
care, and have shown promising results in promoting the communication
of people with dementia (Baker et al., 2003; Cruz et al., 2011b; J. Van
Weert, Van Dulmen, Spreeuwenberg, Ribbe, & Bensing, 2005b).
However, there are few studies about the impact of these interventions
when implemented by people without specialized training in routine care
of people with dementia. Objective: Evaluate the impact of an
educational program of MSS and MS in verbal and nonverbal
institutionalized elderly with dementia communication. Methodology:
Quasi-experimental study, pre-post intervention type. Data collection
began by collecting sociodemographic information of residentes and
formal caregivers (FC). Characterized the cognitive performance of
residents by mini mental state examination (Guerreiro, Silva, Botelho,
Leitão, Castro-Caldas & Garcia, 1994) and determined the stage of
dementia using the global deterioration scale (Leitão & Monteiro, 2007).
Strategies of MSS and MS were implemented in morning care residents,
by FC after participating in an educational program of eight 90-minute
sessions on weekly basis. Six video recordings were collected before
and immediately after the intervention during morning care. Video data
were analyzed using a list of behaviors (ethogram). The frequency and
duration of each behavior were evaluated by two observers with
software Noldus The Observer ® XT 10.5. The study of inter-observer
reliability for each behavior was performed through the intraclass
correlation coefficient (ICC) with the equation (2.1) and the method of
Bland and Altman. The descriptive and inferential analysis of all data
was performed with SPSS version 17.0. The differences between the
phases of collecting data were analyzed using the non-parametric signal
test. Results: We recruited 18 residents with moderate to severe
dementia, 14 females, with a mean of 86.1 (± 6.98) years old and 34 FC,
all the females, with mean age of 45,59 (± 9,82 years). The interobserver
agreement was good to excellent (ICC between 0.61 to 0.99)
and was not identified systematic bias in any category of the ethogram.
Through the analysis of the video recordings, we found an increase of
the duration of stimulus gaze (from 49.59 to 58.03 seconds), and a
reduction in the duration of the closed eyes and the duration and
frequency of verbal inadequate after intervention. For other categories,
there was a reduction in mean time after the intervention compared to
the previous moment. However, results were not statistically significant.
Discussion / Conclusion: This study identified behavioral trends
observable in positive verbal and nonverbal institutionalized people with
dementia communication; however, the differences were not statistically
significant. The implementation of MSS and MS programs by FC in
institutions for people with dementia seems to be possible and have
implications for verbal and non-verbal communication, improving the
interaction with the environment and caregivers. However, studies with
more robust methodologies and extended samples, which explore the
impact of such programs on the FC care routines, are needed. Mestrado em Gerontologia