Author(s):
Pestana, Ilda Maria Coelho Lopes da Cunha
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11534
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação especial; Dislexia; Crianças em idade escolar; Ensino básico; Dificuldades de aprendizagem; Necessidades educativas especiais
Description
O objetivo do estudo em epígrafe foi o de analisar se a dislexia em crianças do
ensino básico é identificada e se a intervenção é atempada. A tese centra-se
nas seguintes hipóteses: 1) Nem todos os casos de dislexia são identificados
no ensino básico público de Portugal continental; 2) O número relativo de
crianças identificadas com dislexia não difere entre as zonas geográficas de
Portugal continental; 3) A maior parte das crianças identificadas com dislexia,
que frequentam o ensino básico em Portugal continental, estão abrangidas
pela educação especial. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram
questionários eletrónicos e entrevistas, que possibilitaram uma análise
quantitativa e qualitativa dos dados. Esta análise foi realizada mediante a
aplicação de testes paramétricos e não paramétricos, tendo em conta as
características da distribuição dos dados. Para o efeito, utilizámos o programa
estatístico SPSS, versão 20. Para a realização da análise de conteúdo das
entrevistas, empregámos o programa WebQDA. A amostra foi constituída por
535 professores coordenadores de educação especial e por 256 diretores de
agrupamentos de escolas, pertencentes às cinco zonas NUTS II de Portugal
continental. As entrevistas foram realizadas em três agrupamentos de escolas,
três hospitais e um centro de saúde, referentes a uma parte da região Centro,
tendo sido feitas a cinquenta profissionais da área da educação e da saúde, a
saber: oito médicos de família, seis médicos pediatras, dezoito professores de
educação especial, onze psicólogos e sete terapeutas da fala. Os resultados
indicam que as crianças com dislexia não estão todas identificadas, existindo
dificuldades na realização do diagnóstico e na intervenção, essencialmente por
falta de formação dos profissionais neste domínio e por dificuldades na
articulação entre os diversos grupos de profissionais da educação e da saúde.
Atinente ao número de crianças identificadas com dislexia, pela aplicação do
teste Kruskal Wallis, os dados sugerem que existem diferenças,
estatisticamente significativas, entre as cinco zonas NUTS II do continente
português, demonstrando que nas zonas Centro e Norte há menos crianças
identificadas com dislexia do que nas restantes. The study goal was to analyze whether dyslexia in children's education is well
identified and if its intervention is timely. The thesis focuses on the following
hypotheses: 1) Not all cases of dyslexia are identified in primary education in
mainland Portugal; 2) The relative number of children identified with dyslexia
does not differ amongst Portuguese mainland geographical areas; 3) Most
children identified with dyslexia who attend primary education in mainland
Portugal are covered by special education programs. Electronic questionnaires
and interviews were used for data recollection, allowing for quantitative and
qualitative methods of data analysis. This analysis was done by applying
parametric and nonparametric tests, taking into account the characteristics of
the data distribution.To this end, we used SPSS, version 20. To perform
content analysis of the interviews, we employed the program WebQDA. The
sample consisted of 535 coordinators and teachers of special education and
256 school cluster directors, belonging to the five NUTS II areas of mainland
Portugal. The interviews were conducted in three school clusters, three
hospitals and a health center, located in the central region of Portugal, and
included fifty professionals in education and health, namely: eight family
doctors, six paediatricians, eighteen special education teachers, eleven
psychologists and seven speech therapists. The results indicate that children
with dyslexia are not all identified. There are difficulties in diagnosis and
intervention, mainly due to a lack of training for professionals in this field and
difficulties in coordination between the various groups of education and health
professionals. Regarding the number of children identified with dyslexia, by
applying the Kruskal Wallis test, the data suggest that there are statistically
significant differences between the five NUTS II areas of the Portuguese
mainland, demonstrating that in the Central and Northern regions there are
fewer children identified with dyslexia than in the other areas. Doutoramento em Educação