Author(s):
Costa, Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/11516
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação científica; Ensino básico 1º ciclo; Educação para desenvolvimento sustentável; Conceções e práticas de professores; Ciência-Tecnologia-Sociedade
Description
Num planeta finito, a impossibilidade de um crescimento contínuo e a
necessidade de preservar os seus recursos naturais e ambientais, tendo em
vista assegurar opções de qualidade de vida e bem-estar das gerações
futuras, fez emergir e estruturar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
Perante os múltiplos desafios que o futuro coloca, a educação constitui-se
como uma via para alcançar um desenvolvimento mais harmonioso das
relações entre os seres humanos e entre estes e a natureza, indispensável à
humanidade na persecução dos seus legítimos anseios de paz, liberdade e
justiça social.
A importância atribuída à educação no sentido de uma adequada perceção da
situação do planeta levou as Nações Unidas a proclamarem, no início deste
século (dezembro de 2002), a Década da Educação para o Desenvolvimento
Sustentável (2005-2014): um desafio internacional lançado aos países para
que recorram à educação como ferramenta essencial na promoção de
Desenvolvimento Sustentável.
A vida nas sociedades contemporâneas é, como nunca antes, influenciada por
desenvolvimentos científicos e tecnológicos e dependente dos respetivos
progressos. Assim, a Educação Científica assume um papel fundamental na
compreensão das problemáticas que enfrentamos e na consciencialização da
responsabilidade do ser humano na situação planetária atual, devendo
promover o desenvolvimento de cidadanias proativas, fundamentadas e
responsáveis, no sentido da mudança, numa perspetiva crítica global que
garanta a sustentabilidade do planeta.
Estas finalidades são alvo de reflexão por parte de diversas instâncias da
sociedade – nas quais se incluem organismos como a UNESCO, comunidades
nacionais e internacionais de investigação em Educação Científica, e o poder
político – e espelham-se em propostas de reforma e de revisão curricular em
diversos países. Ora, sem ser exclusiva, a educação formal nos primeiros anos
de escolaridade tem um papel fundamental, por ter caráter obrigatório na
maioria dos países.
Paralelamente existe um crescente reconhecimento a nível internacional em
torno da importância de se iniciar precocemente a Educação Científica com
vista a alcançar esses propósitos. Resultados alcançados em diversas
investigações evidenciam que a Educação Científica nos primeiros anos de
escolaridade tem impacte positivo relevante no desenvolvimento de literacia
científica e no desenvolvimento de atitudes positivas face à Ciência e a
aprendizagens de Ciências.
A presente investigação pretende ser um contributo para a Década da
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Primeiro Ciclo do Ensino
Básico.
O percurso de investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em três
fases distintas mas articuladas entre si: a fase I integrou processos
interpretativos de investigação documental e teve como principais objetivos o
estabelecimento do quadro teórico de suporte à problemática de Educação
para Desenvolvimento Sustentável e a caraterização de perspetivas de
Educação Científica decorrentes de política educativa em Portugal; na fase II
caraterizou-se a importância atribuída por professores do Primeiro Ciclo do
Ensino Básico à Educação Científica e respetiva componente experimental,
bem como as suas conceções acerca de Literacia Científica, orientações
Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino das Ciências, Desenvolvimento
Sustentável e o modo como dizem articular as referidas conceções com as
suas práticas de sala de aula; na fase III apresentou-se um Programa de
Ciências, concebido segundo os referenciais atrás definidos e avaliado por um
painel de peritos, para Educação para Desenvolvimento Sustentável, “A Terra
e os seres vivos: conhecer para valorizar e proteger”, para implementação em
cada um dos quatro anos de escolaridade do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
O presente estudo assume-se como um contributo para a inovação na
Educação Científica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e fundamenta a
necessidade de a reorientar, tendo em vista a resposta a compromissos
internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Década da Educação para
o Desenvolvimento Sustentável, bem como a importância de acompanhar
orientações e políticas recomendadas a nível internacional, numa perspetiva
de educação num contexto de globalização. On a finite planet, the impossibility of continued growth and the need to
preserve its natural and environmental resources, in order to ensure life quality
and well-being choices of future generations, led to the emerging development
and consolidation of the concept of Sustainable Development.
Given the many challenges of the future, education is a way to achieve a more
harmonious development of relations between humans and nature, essential to
humanity in the pursuit of their legitimate aspirations for peace, freedom and
social justice.
The emphasis on education to an adequate perception of the situation of the
planet led the United Nations to proclaim, at the beginning of this century
(December 2002), the Decade of Education for Sustainable Development
(2005-2014): an international challenge launched in countries to use education
as an essential tool in promoting sustainable development.
Life in contemporary societies is, like never before, influenced by scientific and
technological developments and dependent on the respective progress.
Therefore, Scientific Education assumes a fundamental role in understanding
the problematics we face and in raising awareness of the responsibility of
human beings in the current planetary situation, so as to promote the
development of proactive substantiated and responsible citizenships, towards
change, in a global critical perspective that guarantees the planet's
sustainability.
These goals are subject to consideration by the diverse sectors of society -
which include organizations such as UNESCO, national and international
research communities in science education, and political power - and mirrored
on reform proposals and curriculum revision in different countries. Without
being exclusive, formal education in the early years of schooling plays a key
role, by being mandatory in most countries.
In parallel, there is a growing international recognition around the importance of
starting early Science Education in order to achieve these purposes.
Results achieved in several investigations show that science education in the
early school years has significant positive impact on the development of
scientific literacy and the development of positive attitudes to Science and to
the learning of Science.
This research is intended as a contribution to the Decade of Education for
Sustainable Development in the First Primary School.
The course of qualitative research was developed in three distinct phases
though interconnected: phase I integrated interpretative processes of
documentary research and had as main objective the establishment of the
theoretical framework to support the issue of Education for Sustainable
Development and characterization perspectives of Science Education arising
from educational policy in Portugal; phase II featured the importance attributed
by First Primary School teachers to Scientific Education and its experimental
component, as well as their conceptions about Scientific Literacy, Science-
Technology-Society orientations in the teaching of Science, Sustainable
Development and the way they say they articulate these conceptions with their
classroom practices; phase III presented a program of Sciences, designed
according to the references defined above and evaluated by a panel of experts,
for Education for Sustainable Development, "The Earth and living things:
knowing in order to cherish and protect," to be implemented in each of the four
years of first cycle basic education schooling.
This study is meant as a contribution to innovation in Science Education in the
First Cycle of Basic Education and supports the need to refocus it in order to
answer the international commitments assumed by Portugal under the Decade
of Education for Sustainable Development as well as the importance of
monitoring guidelines and policies recommended internationally, in a
perspective of education in the context of globalization. Doutoramento em Didáctica e Formação