Autor(es):
Gomes, Andreia Duarte
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/11498
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da fala e da audição; Perturbações da comunicação; Perturbações da linguagem; Cognição; Crianças em idade escolar; Síndroma de Asperger
Descrição
A investigação vigente constitui um estudo piloto sobre a compreensão
metafórica com crianças com Síndrome de Asperger em idade escolar. A
realização deste estudo advém da necessidade da procura de soluções que
possam contribuir para a delineação do processo de intervenção terapêutico e
educacional, visando dotar estas crianças com ferramentas de apoio à sua
integração social.
Objetivos: O estudo corrente pretende [1a] verificar o efeito da Síndrome de
Asperger na compreensão de metáforas primárias (MP), comparando com
crianças com desenvolvimento típico e [1b] verificar se existem diferenças na
compreensão das MP; [2] investigar o efeito do contexto linguístico verbal oral,
em que as MP se encontram integradas, no processamento metafórico; e [3]
analisar o efeito do tipo de tarefa na compreensão das MP.
Método: Neste trabalho de natureza quantitativa, procedeu-se a uma análise
descritivo-correlacional das competências no processamento metafórico em 6
crianças com Síndrome de Asperger e a 10 crianças com desenvolvimento
típico entre os 8 e os 13 anos. Os dados foram recolhidos após a obtenção de
autorizações para a recolha de dados, mediante a aplicação de uma grelha de
caracterização da amostra; e a aplicação de um instrumento de avaliação da
compreensão de MP (Teste de Compreensão de MP adaptado).
Resultados: Os resultados obtidos [1] Indicam haver efeito da SA na
compreensão de MP; [2] sugerem a existência de variabilidade na
compreensão das MP; [3] apontam para a influência da complexidade do
contexto linguístico verbal oral na compreensão de MP das crianças com SA; e
[4] sugerem a ausência do efeito de tarefa na compreensão metafórica.
Conclusões: O estudo piloto corrente permitiu concluir que as crianças com
SA apresentam dificuldades na compreensão metafórica comparativamente
aos seus pares com desenvolvimento típico, possivelmente relacionado com o
seu sistema conceptual restrito e pelas reduzidas experiências diárias. A
complexidade de unidades contextuais linguísticas poderá também condicionar
a compreensão metafórica. Desta forma, sugere-se incluir no processo de
intervenção terapêutica e educacional, o desenvolvimento linguístico da
compreensão de metáforas, através de experiências diversificadas, com
recurso a materiais que estimulem mais do que um sentido em simultâneo, e
integradas em contextos linguísticos de complexidade crescente. The current research is a pilot study about the metaphorical comprehension in
school children with Asperger´s syndrome. This survey emerges from the need
to seek solutions that can contribute to the delineation of the therapeutic and
educational intervention process, aiming to enable these children with tools to
support their social integration.
Objectives: The current study aims [1a] to verify the effect of Asperger's
Syndrome in primary metaphors (MP) comprehension, compared with typically
developing children and [1b] to analyze the existence of differences in MP
comprehension; [2] investigate the effect of oral verbal linguistic context, in
which the MP are integrated, in the metaphorical processing; and [3] analyze
the effect of the type of task in the metaphorical comprehension.
Methods: In this study of quantitative nature it was proceeded to a descriptivecorrelational
analysis of processing metaphorical skills in 6 children with
Asperger’s syndrome and 10 typically developing children, between 8 and 13
years old. The collected data was made after permission obtainment due to
that, through the application a questionnaire to pattern characterization, and
use of an instrument for evaluation MP comprehension (Test of MP
comprehension adapted).
Results: The results obtained [1] show the SA effect on the MP understanding;
[2] suggest the existence of variability in metaphor comprehension; [3] indicate
the influence of the complexity of oral verbal linguistic context in Asperger´s
syndrome metaphorical comprehension, and [4] suggest a lack of type of task
effect in the metaphorical processing.
Conclusions: The present pilot study concluded that children with Asperger´s
syndrome exhibit difficulties in a metaphorical comprehension delay, compared
with their typically developing peers, possibly related to their conceptual system
restricted, and for yours day-by-day experiences decrease. The complexity of
contextual linguistic units may also limit the metaphorical comprehension.
Thus, it is suggested to include in the therapeutic and educational intervention
process, promote the development of linguistic of metaphors processing,
through several experiences and using materials that stimulate more than one
sense simultaneously, and integrated into linguistic contexts of increasing
complexity. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Moreno, António Barreira; Coimbra, Rosa Lídia