Author(s):
Cordas, Magda Isabel Galamarra
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1148
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Design de produtos; Gestão de marketing; Brinquedos; Ludicidade; Desenvolvimento das crianças
Description
A presente investigação encontra-se estruturada em três partes fundamentais. A
primeira parte, organiza uma fundamentação teórica que se inicia com o conceito
de ludicidade, distinguindo a sua importância para o crescimento infantil. Prosseguese
com a enunciação das características elementares, do desenvolvimento motor,
intelectual e social da criança, desde o nascimento até aos doze anos, referencial
etário do nosso trabalho.
Seguidamente é desenvolvida uma abordagem referente à importância do papel
do marketing nos produtos dirigidos às crianças e como decorre a sua interacção
com este público-alvo. No âmbito desta abordagem, demonstra-se ainda a importância
e o papel da publicidade na sociedade infantil, evidenciando-se a sua função
informativa e persuasiva, bem como os efeitos dessa publicidade televisiva para
crianças. Para finalizar este ponto, é focada a importância do conceito de identidade
e da embalagem do produto, como extensões de comunicação proeminentes nas
estratégias de comunicação dos produtos lúdico/didácticos para o público infantil.
A primeira parte termina com o enunciado de normas e regulamentos de segurança
sobre brinquedos, estabelecidos na legislação portuguesa.
A segunda parte debruça-se especificamente sobre o design de produtos lúdico/
didácticos para crianças, acentuando o posicionamento desta disciplina na concepção
e comunicação dessa classe de produtos.
A terceira e última parte expõe um estudo de caso — a Empresa Imaginarium — cujo
objectivo central se centra na análise das estratégias que a empresa inquirida
utiliza na concepção e comunicação dos seus produtos. No sentido de se ratificar os
fundamentos teóricos, decorrentes da reflexão das fases anteriores, com o objectivo de
se poder compreender a contribuição do design como uma mais valia na definição
de uma estratégia de concepção e comunicação de produtos lúdico/didácticos para
crianças. E, por outro lado, proporcionar aos actuais e futuros actores da esfera do
comércio de brinquedos, uma base de conhecimentos que lhes permita percepcionar
quais os pontos a considerar na definição de uma estratégia de concepção e
comunicação para os produtos/empresas.
ABSTRACT: The present inquiry is structured in three basic parts. The first part, organizes a
theoretical foundation that begins with the concept of ludicity, distinguishing its
importance in child growth. It continues with the enunciation of basic characteristics
of motor, intellectual and social development of the child, from birth to twelve
years, referential age of our work.
Then it is developed an approach regarding the importance of the role of marketing
in products aimed at children and follows its interaction with the audience. Under
this approach, it still demonstrates the importance and role of advertising in
children’s society, highlighting its function is informative and persuasive, and the
effects of those television advertising for children. Finally, it focused the importance
of identity and packaging of the product, as extensions of the prominent in the
strategies of communication in playful/teaching products for children.
The first part end up listing the rules and regulations on toy safety, established
in Portuguese legislation.
The second part specifically discusses the design of playful/teaching products
for children, accentuating the positioning of this subject in the conception and
communication of these products.
The third and last part displays a case study _ the Company Imaginarium _
whose main purpose in the analysis of the strategies that the inquired company
uses in the conception and communication of its products. The goal is to prove the
theories from the previous stages, so that we can understand the contribution of design
as one more value on the definition of a strategy of conception and communication
of playful/teaching products for children. On the other hand, pretend to provide today
and future toys business actors, the right knowledge that will allow them to
understand which spots to take into consideration on the definition of a conception
and communication strategy for the products/companies. Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Mota, João António de Almeida; Nunes, Pintor António Modesto da Conceição