Author(s):
Pires, Delmina Clarita
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1147
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Criação artística; Estética; Educação artística; Expressão artística; Terapia pela arte
Description
O presente trabalho de investigação insere-se no Mestrado em Criação
Artística Contemporânea, ministrado pela Universidade de Aveiro, tendo como
objectivo a aplicação da criação artística contemporânea ao contexto da
educação artística em projectos, ao nível do 3.º ciclo do ensino básico.
O território do artístico é o território do humano, é o homem que faz arte,
enquanto artista, público ou fruidor. Quais os novos predicados que as obras
e/ou “projecto estético-artístico” contemporâneos podem acrescentar ao
“mundo da arte”? E como podem esses conteúdos ser abordados em contexto
educativo?
Este estudo apresenta, ao nível da sua estrutura de desenvolvimento, quatro
partes principais: (I) Arte e emoção; (II) Arte, criação e imaginação; (III)
Metodologia aplicada; (IV) Estudo desenvolvido. Esta organização pretende
estabelecer um fio condutor no sentido da argumentação a favor da proposição
apresentada, transportando-nos da arte como manifestação do conhecimento
colectivo através do produto individual, até a instrumentalização possível
desse conhecimento em contexto educativo.
Na primeira parte (“Arte e emoção”) são apresentadas algumas abordagens
teóricas, modernas e pós-modernas, em áreas como a arte, a estética, a
psicologia e a neorobiologia, para estabelecer um enquadramento teórico para
o conceito de “atitude estética”.
Na segunda parte (“Arte, criação e expressão”) abordam-se alguns modelos e
metodologias do domínio da arte terapia, com especial incidência nos
mediadores artísticos e nos temas. Pretende-se desta forma demonstrar
algumas das possibilidades de aplicação pedagógica destes modelos e
metodologias.
Na terceira parte (“Metodologia aplicada”) argumenta-se a favor de uma
perspectiva transdisciplinar na “educação artística”, que traga para primeiro
plano a “atitude estética” e o seu potencial ao nível do desenvolvimento de
competências criativas e sociais.
Na quarta parte (“Estudo desenvolvido”) apresenta-se o projecto “Viagens” que
esteve na origem da acção pedagógica que pretendeu verificar, na prática, os
princípios delineados neste trabalho.
Finalmente apresentam-se as conclusões deste estudo e traçam-se caminhos
para novas investigações.
ABSTRACT: This current study was developed was designed to investigate contemporary
artistic creation within the context of artistic education in the 3rd cycle of basic
education.
The territory of the artistic is the territory of humankind; only humans do art,
either as artists, fruitioners or audiences. What are the new predicates that
contemporary works and/or ‘aesthetic and artistic projects’ can bring to ‘the
world of art’? How can those contents be approached within the educational
context?
As far as its unfolding structure is concerned, this study is divided in four main
parts: (I) Art and emotion; (II) Art, creation and expression; (III) Applied
methodology; (IV) Developed study. This framing is intended to construct a
logical line of argumentation in favour of the research proposition, departing
from the concept of art as a manifestation of the colective knowledge through
individual production, towards the potential use of that same knowledge within
the educational context.
The first part (“Art and emotion”) presents a number of modern and postmodern
theoretical approaches in subject areas such as art, aesthetics, psychology and
neurobiology, in order to frame the concept of ‘aesthetic attitude’.
The second part (‘Art, creation and expression´) focuses on selected models
and methodologies in the field of art therapy, with a special emphasis on the
artistic mediators and the themes. This elaboration is expected to demonstrate
some possible pedagogical applications of these models and methodologies.
The third part (‘Applied methodology’) displays arguments in favour of a
transdisciplinary perspective in the domain of ‘artistic education’, which can
bring to the forefront the ‘aesthetic attitude’ and its potential as far as the
development of creative and social competences is concerned.
The fourth part (‘Developed study’) introduces the project ‘Viagens’ which was
the source of the pedagogical field work that aimed at verifying the premisses
outlined in this work.
In the last section, the main conclusions of this study are drawn and paths for
future research are proposed. Mestrado em Criação Artística Contemporânea